Pick-up Ford Maverick estreia no Brasil com preço R$ 239 mil

A Ford traz para o mercado brasileiro a Maverick, que será vendida apenas na versão Lariat FX4 com o preço de R$ 239.990

Modelo terá versão única e motor 2.0 litros turbo EcoBoost de 253 cv para brigar com a Toro. Por Felipe Salomão

Ford Maverick traz o novo visual da marca, que também está presente no Bronco

A Ford traz para o mercado brasileiro a Maverick, que será vendida apenas na versão Lariat FX4 com o preço de R$ 239.990. Bem distante do modelo médio oferecido no Brasil entre 1973 e 1979 a Ford resgata a nomenclatura em uma pickup monobloco que vem fazendo sucesso nos Estados Unidos e México, onde aliás ela é fabricada. A pick-up, que chega para ser rival indireta da Fiat Toro (nas versões mais equipadas), vem equipada com motor 2.0 litros turbo EcoBoost com 253 cv. Além disso, adota o novo padrão visual da montadora. Veja os detalhes do modelo.

Pick-up tem 3.076 mm de entre-eixos

Ford oferecerá a Maverick com motor 2.0 litro turbo EcoBoost a gasolina, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e tem torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000, conjunto já usado no Bronco oferecido aqui. Segundo a marca, o zero a 100 km/h é feito em 7,2 segundos e a retomada de 80 para 120 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 175 km/h. A transmissão é automática de oito velocidades. A tração é integral AWD, a direção é elétrica, além de ter suspensão dianteira independente Twin-I-Beam e traseira Multilink.

Rodas são de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus 225/65 All Terrain

Em relação ao tamanho, a Ford Maverick é menor do que uma pickup média com chassi e mede 5.073 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.844 mm de largura e 1.733 de altura. As rodas são de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus 225/65 All Terrain.

Pick-up como um todo tem linhas quadradas

O peso bruto total da Maverick é de 2.361 kg e tem capacidade de carga de 617 kg ou 943 litros. É possível rebocar até 499 kg. O tanque de combustível tem 67 litros. A proposta de desempenho fica clara nos números enquanto a Maverick busca um consumidor mais jovem que gosta de um veículo esportivo, não espera por uma utilitária diesel e faz questão de um bom pacote de itens de série. Vale lembrar que embora esteja disponível com motor 2.0 turbo a gasolina, a Maverick ainda não vai oferecer o modelo híbrido no país neste primeiro momento.

Motor tem torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000

Design sugere robustez
A Ford Maverick traz o novo visual da marca, que também está presente no Bronco, lançado por aqui no ano passado com quem compartilha a plataforma. Esse design também será adotado pela nova Ranger, que chegará ao Brasil importada da Argentina no próximo ano.

Painel tem uma tela digital de 6,5 polegadas

A pick-up como um todo tem linhas quadradas. A dianteira conta com uma ampla grade frontal e dois grande faróis, que estão interligados por meio de uma barra cromada, o que sugere robustez ao modelo. O capô tem grandes vincos e o para-choque conta com entradas de ar e traços mais grossos. A traseira tem grandes faróis na horizontal, assim como na Ranger e a tampa de caçamba conta com o nome do veículo.

Bancos têm duas cores

O interior impressiona pelo bom acabamento que também é visto no Bronco. O painel tem uma tela digital de 6,5 polegadas e central multimídia de 8,5 polegadas disposta na horizontal. A central tem alta resolução e conta com o sistema Ford Sync, que tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay com fio, comandos de áudio e voz no volante e Bluetooth. Ainda há uma ampla variedade de porta-objetos distribuídos por toda a cabine.

Modelo faz 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada

Equipamentos e acessórios
A Ford equipou a versão Lariat FX4 com freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e sistema auto hold. Também conta com frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, alerta de colisão frontal, sistema de assistência de frenagem, freio automático após impacto, cinco modos de condução, piloto automático, sistema Start/Stop, sete airbags.

Central multimídia tem tela de 8,5 polegadas

Além disso, traz faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna, adesivos esportivos FX4, travas elétricas das portas e da caçamba, retrovisores elétricos com repetidor de seta, pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote. Já a caçamba conta com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas.

Modelo conta com diversos opcionais

Por dentro, a Ford Maverick conta com ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave, abertura das portas por código sem chave (herança de modelos antigos da marca), volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade, bancos com revestimento premium ActiveX e ajuste elétrico com oito posições para o motorista e ajuste manual de seis posições para o passageiro, bagageiro sob o banco traseiro, câmera de ré, seletor de marchas rotativo, quatro entradas USB, entre outros.

Motor 2.0 turbo impressiona também pelo desempenho

A Ford disponibiliza uma vasta gama de acessórios para a Maverick como capota rígida elétrica, capota rígida manual, capota marítima, santantônio, sensor de estacionamento, ponteira de engate, chicote elétrico do engate, assistente de descida da tampa da caçamba, suporte para bicicleta, extensor/divisor de caçamba, caixa organizadora lado esquerda e direito, estribos, alargador de para-lama, entrada de ar do capô, aerofólio da cabine, aerofólio da porta traseira e acabamento da porta traseira.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC