Ranking das três categorias mostra mudanças importantes. Por Marcos Camargo Jr
O mercado de pick-up segue de vento em polpa no mercado brasileiro como mostram os números da Fenabrave, Federação Nacional dos distribuidores de veículos, que reúne os dados de venda nas concessionárias em todo o país. Em outubro 47.421 unidades foram emplacadas e a movimentação de mercado mostra algumas tendências.
Atualmente 19% das vendas de veículos novos são utilitárias, um crescimento expressivo de 22% sobre o mesmo período de 2023 (compreende de janeiro a outubro).
Há dois cenários distintos: o segmento das picapes compactas que tem a Fiat Strada como líder com 14.641 unidades vendidas enquanto a Saveiro registrou 5.621. A Volkswagen está bem longe da Fiat neste segmento mas há um ano a Saveiro não vendia mais do que 1.000 unidades por mês. Só neste ano 116 mil Stradas foram vendidas enquanto 44 mil unidades foram vendidas da Saveiro.
No segmento de picapes intermediárias a Fiat segue protagonista: a Toro vendeu 5.438 unidades, o dobro da Montana que emplacou 2.837 unidades enquanto a Rampage teve 2.370 unidades. Mérito da Stellantis atuando em dobradinha enquanto para a GM a notícia poderia ser melhor pois a marca esperava mais aceitação de sua picape. A Renault Oroch vendeu 1.146 unidades e a Maverick da Ford que é a mais cara entre as rivais emplacou 387 unidades.
Entre as picapes grandes a Toyota segue sua liderança com a Hilux: 4.736 unidades foram vendidas em outubro. Mas a grande surpresa do segmento foi a Ranger que já está perto da primeira colocada com 3.817 unidades enquanto a Chevrolet S10 que sempre teve um confortável segundo lugar agora é a terceira com 2.660 unidades. A Volkswagen Amarok também vem crescendo após sua reestilização e vendeu 1.141 unidades em outubro. Já a Fiat Titano ficou com 795 unidades, o melhor resultado até agora superando até mesmo a Mitsubishi L200 que vendeu 784 unidades e Nissan Frontier com apenas 344. A BYD Shark que está chegando às lojas agora teve 143 unidades registradas.