Novidade produzida na Argentina quer incomodar T-Cross, Creta, Kicks e Tracker
O Peugeot 2008 foi apresentado na semana passada em sua nova geração com motor T200
Flex, agora usando a plataforma CMP que é a mesma adotada em outros mercados. Embora um pouco menos equipado que a versão europeia o Peugeot 2008 tem como destaque itens inéditos de segurança para a linha, o desempenho do motor turbo e o design para concorrer com um disputado segmento onde estão outros 18 SUVs compactos.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.01-1024x768.jpeg)
O visual já conhecido e revelado no e2008, traz o novo design das garras separadas do novo conjunto ótico sempre em LED sendo full LED na versão GT. Há um novo pára-choque mais anguloso, novo skidplate, grade que envolve o pára-choque e o novo emblema clássico do leão sobre fundo preto e desenho branco.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.02-1024x768.jpeg)
Na traseira o efeito ótico 3D está nas luzes e há uma peça horizontal que remete à antiga geração com o logo escrito da Peugeot, o característico pára-choque traseiro avançado e novas rodas de 17 polegadas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.04-1024x768.jpeg)
Interior refinado mas já conhecido
Por dentro o Peugeot 2008 tem toda a herança do painel do 208 porém com várias mudanças e um acabamento melhorado. Console elevado, bancos em couro e tecido (variam conforme a versão), visão 3D no painel (versão GT), porta USB-C, carregador de celular sem fio, detalhes de costura em verde adamite e detalhes que imitam fibra de carbono são destaque do carro que apesar de ter interior conhecido há três anos ainda tem ares de novidade.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.03-1024x768.jpeg)
Outro destaque está na multimídia com 10,3” que é nova e traz gráficos mais ousados, espelhamento com e sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e rádio além de câmera traseira de melhor resolução e sistema de auxílio 360° no modelo GT.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.03-1-1024x768.jpeg)
Motor só turbo e essa é a melhor notícia
O Peugeot 2008 tem somente o motor T200 turbo. Com o fim da geração anterior, a Stellantis também tira de linha o motor 1.6 aspirado EC5 e também o 1.6 turbo THP no novo Peugeot 2008. Assim o novo SUV tem motor 1.0 T200 de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/2510308-9kd26atfmc-whr-1024x683.jpg)
Na dianteira o Peugeot 2008 tem sistema McPherson tradicional e na traseira usa sistema de eixo rígido Twist Beam, amortecedor de dupla ação e traz freios a disco nas quatro rodas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.04-1-1024x768.jpeg)
Nas medidas o novo Peugeot 2008 com 4,30m de comprimento, 2,61m de entre eixos, 1,54m de altura e 1,99m de largura. São 18,2° de ângulo de entrada e 29,7° de saída com 22,7cm de altura máxima do solo e porta malas de 419 litros de capacidade.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-04.04.05-1.jpeg)
Primeiro teste
O Peugeot 2008 traz plataforma e motor já conhecidos porém com uma embalagem e resultado diferente daquele visto em outros produtos como o Citroën C3 Aircross. O Peugeot transmite muito mais refinamento e principalmente silêncio a bordo.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/novo2008.png)
A boa posição de dirigir mais elevada e o motor turbo tem ajuste específico com evoluções de marcha mais rápidas (ainda que seja um CVT) e boas frenagens no nosso primeiro teste que foi bem curto no litoral norte de Alagoas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-12.17.03-1-1024x768.jpeg)
O silêncio se mantém mesmo em acelerações mais vigorosas ou retomadas de velocidade e há novidades como o novo sistema de multimídia com respostas ao toque mais rápidas e som com acústica melhor do que outros carros com a mesma plataforma.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-12.17.02-1024x768.jpeg)
Porém o preço da versão GT, a única disponível durante o nosso teste, é alto considerando os padrões dos demais modelos 1.0 turbo o que torna a vida do Peugeot 2008 um pouco mais difícil ao ser comparado com outros veículos.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-12.17.03-1024x768.jpeg)
Talvez o único senão do Peugeot 2008 seja a adoção de apenas quatro airbags nas versões de acesso e não seis bem como a ausência de pacote ADAS completo em todas as versões, algo que já virou tendência nos recém chegados a esse segmento tão sensível ao nível de equipamentos. O Adas da linha Peugeot tem alertas de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas e detector de fadiga mas não traz controle de Cruzeiro adaptativo ou alerta de ponto cego por exemplo.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-12.18.44-1024x768.jpeg)
Outro ponto é que o Peugeot 2008 é um carro é bem equipado e tem bom desempenho mas a Peugeot ainda é uma marca em recuperação entre outros veículos mais tradicionais que custam o mesmo como um Volkswagen T-Cross Comfortline, Chevrolet Tracker LTZ, Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Versões
A versão de entrada é a Active que traz rodas aro 17, farol em LED com setas halógenas, ar condicionado digital, quatro airbags, bancos em tecido e couro, nova multimídia de 10,3” e freio de estacionamento de série por R$ 119,9 mil.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-12.18.42-1024x768.jpeg)
Já a versão Allure intermediária incorpora mais itens de segurança como alerta de ponto cego e de comodidade como espelhos retrovisores rebativeis, câmera 360°, chave presencial, bancos revestidos em couro e carregador de celular sem fio por R$ 129,9 mil
A versão topo de linha é a GT que embora tenha a mesma motorização das demais traz um visual mais esportivo com emblema sobre os paralamas, grade na cor do carro e teto na cor preta. O Peugeot 2008 GT 2025 incorpora ainda teto solar panorâmico, faróis em LED 3D (com Led também na seta), painel 3D, bancos em couro GT e pacote ADAS com seis airbags. A versão GT custa R$ 149,9 mil.
Garantia e pré venda
O Peugeot 2008 2025 vem importado da Argentina com três anos de garantia e pacote com as três primeiras revisões por R$ 732. Também tem acessórios da linha Mopar como soleira e ponto de luz externo iluminados, rack de teto, suporte de bicicleta, bolsa organizadora de objetos, nivelador de carga no porta malas e suporte de paletó para o encosto de banco. A pré venda começa amanhã nas concessionárias e os preços são válidos até o dia 31 de agosto.