Modelos estão expostos na Garagem Volkswagen dentro da fábrica em São Bernardo do Campo. Por Marcos Camargo Jr.
A Volkswagen teve uma história de modelos bem sucedidos para o mercado de exportação. Desde a Brasília vendida na África e o Passat no Oriente Médio bem como a linha Gol na Argentina, alguns modelos foram importantes para a Volkswagen no Brasil nos anos 1980. É o caso do Fox (Voyage) e Fox Wagon (Parati) feitos no Brasil e vendidos nos Estados Unidos e Canadá. Dois desses carros fazem parte do acervo da Garagem Volkswagen Fase II que agora tem 36 veículos clássicos em uma mostra privada na fábrica da via Anchieta. O que chamou a atenção foi o visual diferenciado da dupla e o conteúdo diferente do que era oferecido no Brasil. Mas por que esses carros eram tão diferentes?
O Fox e a Fox Wagon chegaram aos Estados Unidos e ao Canadá em 1987. Graças a um acordo comercial à época que previa descontos de impostos e uma política agressiva de preços nos concessionários, cada carro custava cerca de US$ 5,6 mil. Em valores atualizados seria algo em torno de US$ 16 mil, posicionado entre os carros mais baratos do mercado.
Para se enquadrar nas regras de segurança e exigência do consumidor norteamericano os carros receberam cerca de 2.000 modificações. Entre as principais estão a alimentação por injeção eletrônica (que só chegaria ao Brasil no ano seguinte em 1988 é somente com o GOL GTI), o painel Satélite (que seria lançado no ano seguinte para os brasileiros), tecidos mais espessos nos bancos e pára-choque reforçado bem como grade diferenciada.
As unidades da Volkswagen representam as versões básicas tanto do Fox quanto da Fox Wagon. No entanto esses carros tinham como itens de série o motor 1.8 AP de 96cv e 14,9kgfm de torque com câmbio manual de quarto velocidades a gasolina, escapamento com catalizador, conta-giros, painel satélite, direção hidráulica e havia como opção o trio elétrico (vidros travas e alarme), som com toca-fitas e ar-condicionado. A injeção era Bosch CIS-E conhecida como injeção de combustível eletromecânica KE-Jetronic.
As primeiras unidades chegaram a América do Norte em 1987 e seguiu até 1990. Depois os modelos foram reestilizados seguindo a mesma opção que tivemos no Brasil após 1991. Depois os carros passaram a ser oferecidos com injeção eletrônica Bosch Digifant. Porém, com a chegada de modelos como Jetta, e Golf aos Estados Unidos, a dupla Fox já não tinha tanto apelo e as exportações foram encerradas em 1993.
No total, pouco mais de 226 mil unidades foram produzidas no Brasil e exportadas para os Estados Unidos e Canadá. Boa parte destes carros foram vendidos na Califórnia e no Sul dos Estados Unidos onde a recepção aos carros da VW na época era maior.
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