Ora 03: teste em detalhes, ficha técnica, autonomia e preços (15 fotos)

Compacto elétrico tem 171cv em todas as versões e boa lista de itens de série. Marcos Camargo jr

imagens dessa reportagem GWM Divulgação

O Ora 03 é um carro compacto elétrico que tem feito muito sucesso tanto em seu paíse de origem, a China, e também na Europa. Apresentado no segundo semestre de 2023 no Brasil, o elétrico da Great Wall Motors tem atributos de um design arrojado, bom acabamento e desempenho interessante com motor de 171cv.

Além disso, o preço de R$ 150 mil com esse motor e bateria que pode chegar a 280km de autonomia, o Ora 03 quer rivalizar com o Dolphin da BYD, atualmente modelo elétrico mais vendido do Brasil.

Estilo “neo retrô” e tamanho maior que o Dolphin

Com estilo retrô o Ora 3 tem linhas arredondados que começam no farol, capô abaulado, vidros amplos e personalidade de suas curvas sem exageros. Ele vem equipado sempre com motor elétrico de 171cv e 25kgfm de torque com condução semiautônoma no nível 2+. A autonomia varia conforme a versão sendo de 310km (WLTP) ou 232km (PBEV) com sua bateria de 48kwh.

imagem complementar do Ora 03 Skin por Marcos Camargo Jr – AutoShow

Nas medidas o Ora 03 é ligeiramente maior que um carro compacto e que o próprio Dolphin com seus 4,23 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, 2,65 m de entre-eixos e 228 litros de capacidade do porta-malas.

Marcos Camargo Jr – AutoShow Divulgação

Suas heranças de design não podem ser disfarçadas. Há farois redondos e capô abaulado que lembram as linhas da Porsche ou mesmo do Volkswagen Fusca. Já a traseira é igualmente arredondada com linhas mais limpas na tampa do porta-malas lembrando um pouco as linhas dos antigos Toyota Prius ou Nissan Leaf e até mesmo do também extinto Nissan March.

Interior amplo em duas cores

Por dentro a primeira impressão (é a que fica) no Ora 03 é a boa qualidade do acabamento.

Sua montagem mescla camurça e couro integral além de comandos com botões e itens de qualidade agradável ao toque. A tela digital dupla, o volante com boa empunhadura e um console central minimalista, o GWM Ora 03 parece também maior do que é por fora.

O Ora 03 é minimalista nos comandos concentrados, em boa parte, nas telas enquanto o câmbio é do tipo rotativo e o freio eletrônico no centro do painel que tem um console mais avançado a partir do apoio de braço.

Iniciamos o trajeto por São Paulo a bordo do Ora 03 surpresos com sua aceleração mas também por sua amplitude visual. Os vidros são amplos e a ergonomia é boa conferindo a sensação de que estamos a bordo de um carro maior.

Bom conteúdo de série


O Ora 03 tem um conteúdo interessante de comodidade e segurança. São itens de série o Piloto automático inteligente com Stop & Go, Controle de Cruzeiro Inteligente, Smart Cornering (ajusta a velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva), Smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa, entre outros.

Porém, tantos dispositivos mostram ainda uma necessidade de pequeno ajuste. O sistema de centralização na faixa não é capaz de ler nossas vias com manutenção ruim e pintura antiga sendo que o carro alerta facilmente sem “entender” que na verdade uma faixa apagada já não vale mais. Em outra ocasião, em um carro que ainda estava distante mas freou de forma mais agressiva, fez o Ora 03 ficar literalmente em alerta máximo.


A suspensão também é bem confortável mesmo para as nossas ruas tão mal pavimentadas e entregou boa absorção de impactos e com bom ângulo para entrar em lombadas e valetas.

O Ora 03 também traz 7 airbags, Alerta e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB – Auto Emergency Breaking), Assistente ativo de ponto cego e alerta de abertura de porta, Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade e Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.


Autonomia mínima de 232km
Conforme dito, o Ora 03 tem autonomia homologada no Inmetro de 232km mas na cidade certamente ele chegará próximo dos 280km com uma carga. Em alta potência o Ora 3 pode ser carregado de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC).

Preços de todas as versões do Ora 03

O preço de R$ 150 mil para um carro de 171cv e com autonomia que pode chegar a cerca de 270km na cidade é interessante. A GWM vem expandindo sua rede e quer dar saltos mais longos do que a presença constante do Haval H6 entre os SUVs mais vendidos e vai querer dividir o protagonismo do Dolphin com seu novo compacto.
A versão Skin Copacabana com pintura biton e teto solar custa R$ 160 mil e a versão GT com autonomia extendida custa R$ 184 mil.