Omoda 5 chega em 2024 híbrido e elétrico

Omoda e Jaecoo vem ao país oficialmente sem a parceria com a Caoa e com uma estratégia ousada

Omoda 5 HEV (Marcos Camargo Jr)

Estudando o mercado nacional desde 2021, a Omoda e Jaecoo são marcas da Caoa que acabam de comunicar a entrada no mercado brasileiro em 2024. Ao longo do ano a Chery anunciou um plano de expansão que inclui a chegda a 40 mercados só no próximo ano.
A Omoda e Jaecoo são duas marcas do mesmo grupo mas terão atuação conjunta no Brasil. A marca confirmou três produtos no mercado brasileiro já em meados de 2024.

anúncio de expansão das marcas do grupo Chery (Chery International – Divulgação)

Omoda 5
Baseados na linha Tiggo, o Omoda 5 é um carro de sucesso na China e será lançado no Brasil inicialmente nas versões híbrida e elétrica. No entanto os executivos afirmam que também podem vender versões a combustão no país.

desenho arrojado do Omoda 5 (Marcos Camargo Jr)

Com visual arrojado e porte de Jeep Compass, o Omoda 5 deve chegar ao Brasil com motor 1.5 turbo com sistema elétrico de 48V auxiliar gerando algo como 160cv e 25kgfm de torque.

painel do Omoda 5 HEV (Marcos Camargo Jr)

Omoda 5 HEV tem perfil esportivo e por dentro exibe duas telas digitais no painel, itens como controle de Cruzeiro adaptativo, faróis em LED, bancos dianteiros com função ventilação, teto solar e som assinado pela Sony. Nas medidas o Omoda 5 tem 4,40m de comprimento, 1,83m de largura, 1,58m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Mas todos esses itens ainda serão confirmados pela marca uma vez que a homologação dos produtos sequer foi iniciada.

Omoda 5 EV elétrico

Omoda 5 EV (Marcos Camargo Jr)

Omoda 5 EV é a versão elétrica do SUV médio que também será vendida por aqui. O visual parecido no entanto revela que o modelo elétrico é mais refinado. No painel há superfície sensível ao toque, telas digitais e amplo console central.

painel da versão elétrica do Omoda 5 (Marcos Camargo Jr)

Na China o Omoda 6 EV tem motor elétrico de 225cv e 35,7 kgfm de torque. A bateria tem 61 kWh e a autonomia é de 450 quilômetros no ciclo de rodagem chinês.

Jaecoo 7 e 8

Jaecoo 7 e 8 também foram confirmados no Brasil (Jaecoo International)

A Jaecoo também terá produtos no mercado brasileiro: os SUVs 7 e 8 que serão híbrido plugin sendo que o “8” terá sete lugares, algo semelhante à proposta do Tiggo 8 da Caoa Chery. O Jaecoo 7 tem 4,45m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos enquanto o Jaecoo 8 é maior com 4,81m.

concessionária modelo da Omoda e Jaecoo (Omoda e Jaecoo Divulgação)

A marca Chery virá ao Brasil com operação direta da matriz para comercializar a linha Omoda e Jaecoo sem qualquer participação do grupo Caoa que produz localmente SUVs da linha Chery como o Tiggo 5X, Tiggo 7 enquanto o Tiggo 8 híbrido e o Arrizo 6 são importados. A Chery irá montar escritório em São Paulo e afirma estar negociando com o primeiro grupo de concessionários.

Omoda e jaecoo Divulgação

A Omoda e Jaecoo pode ainda produzir seus produtos localmente “Estamos considerando a produção local pois isso sempre fez parte da estratégia global. Iremos tomar essa decisão e assim que tomarmos todos serão comunicados quando como e o que devemos produzir”, disseram os executivos.