SUV cupê reforça o time de embate no segmento dos crossovers compactos. Por Marcos Camargo Jr
O Nivus é sem dúvida o lançamento do ano para a Volkswagen, que quer nada menos do que a liderança entre os SUVs. Para este objetivo além do T-Cross e do Nivus, a VW terá em breve o Tarek para combater o Compass deixando a Tiguan em posição superior e talvez só com motor 2.0 TSi.
Mas o que o Nivus traz do Polo e do próprio T-Cross para se destacar nas vendas?
A primeira coisa é a plataforma MQB. Esta plataforma modular da Volkswgen oferece base ao Polo, Virtus, T-Cross, Jetta e Tiguan. Sendo modular permite variações então é correto dizer que a base do Nivus é a mesma do Polo por exemplo.
O motor 1.0 Turbo TSI do Volkswagen Nivus é o mesmo oferecido no Polo, Virtus e versões mais simples do T-Cross. Ele entrega 128 cavalos abastecido com etanol e 116 l com gasolina. O torque máximo é 20,4 kgfm, seja qual for o combustível e por isso ele é chamado pela VW de “200 TSI”, referência ao torque sem o zero.
O tamanho é o mesmo do T-Cross?
O Nivus tem 4.260 mm de comprimento enquanto o T-Cross tem 4.199. No entre eixos a vantagem é do T-Cross com 2.570mm 2.560 mm do Nivus. A largura do Nivus não foi divulgada, mas espera-se o mesmo tamanho do Polo 1.751 mm, o T-Cross tem 1.760 mm. Na altura, quem sai na frente é o T-Cross novamente, mas é proposital, o Nivus é menor para seguir o estilo SUV cupê compacto, o primeiro tem 1570 mm de altura e o segundo 1.490 do Nivus.
O Volkswagen Nivus tem 415 litros de capacidade de porta-malas. O T-Cross tem 373 litros, mas ao manter o encosto do banco traseiro reto e mais desconfortável o volume sobe para 420 litros. Na prática o Nivus oferece menos espaço para os passageiros e mais porta malas.
O desenho do Nivus traz as linhas retas marcadamente quadradas apesar do estilo cupê. Segue o mesmo desenho do Tiguan e do próprio T-Cross bem como do Polo. A grade do Nivus, no entanto, traz uma barra cromada integrada aos faróis o que mostra uma diferenciação em relação ao “irmão”. Por dentro as linhas são igualmente retas usando os mesmos elementos visuais dos demais produtos da plataforma MQB.
A multimídia Volks Play é outra novidade do Nivus. Com 10 polegadas ela foi desenvolvida no Brasil e traz novos comandos e controles do carro como modos de condução, pressão dos pneus, medição de economia e até lojas de aplicativos.
A Volkswgen fez parceria com alguns deles como Rappi, iFood, Waze entre outros. Neste caso a estratégia se inverte: o Volks Play deve ser oferecido no Polo, Virtus, Jetta, T-Cross e Tiguan em um futuro breve. O Nivus tem funções inéditas como controle de Cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência – itens que só ele tem por enquanto.
Em suma o Nivus tem muito do Polo e do T-Cross começando pela base e também o motor turbo 1.0 TSi oferecido como uma das opções nestes dois modelos. Há algumas diferenças como porta malas superior do que o T-Cross e uma multimídia aprimorada. A jogada da Volkswagen também se inspira na solução da Renault ao oferecer o Duster e o Captur para compradores de perfis distintos – um com apelo no custo benefício e preço menor com mais espaço e outro com foco no design. A diferença é que a VW tem poder de fogo para superar a liderança do Tracker e do Renegade somando volumes do T-Cross e do Nivus. Quem será que leva a melhor?