AutoShow

O que muda na 5ª geração do Land Rover Defender?

Preço da novidade começa em R$ 400 mil. Veja mudanças. Por Marcos Camargo

Esta semana a Land Rover apresentou no Brasil a quinta geração do lendário utilitário esportivo ( de fato) Defender. Mudam a estrutura agora monobloco, o motor a gasolina turbinado, os itens de tecnologia e a tração off road cheia de controles eletrônicos. Com preço salgado a partir de R$ 400 mil, veja o que muda de fato no novo Defender:

Adeus ao chassi sobre longarinas. O novo Defender é fabricado em  Nitra (Eslováquia) e não na Inglaterra. Feito sobre a nova plataforma DX7 em alumínio, a marca promete um veículo dez vezes mais rígido que a geração anterior descontinuada em 2016. O visual neo retrô é totalmente funcional mas tem alguma herança com os modelos antigos nas linhas retas e nos farois em LED redondondos. No Brasil só teremos a carroceria 110, intermediária. Em outros países há uma versão mais curta (90) e mais longa (130).

Vale lembrar que de 1998 a 2005 o Land Rover Defender foi fabricado no Brasil ainda sob a quarta geração em São Bernardo do Campo, nas instações da Karmann Ghia.

Agora a tecnologia faz parte do sistema 4X4. A nova geração Defender  tem tração 4X4 permanente, caixa de transferência e controles no console central, suspensão pneumática independente, amortecedores adaptativos, sistema Terrain Response II. A novidade tem 4,58 de comprimento, 1,99m de largura e entre-eixos de generosos de 3,0m  de entre-eixos. Em termos de capacidade off-road são 38º de aproximação, 28º de partida e 40º de saída. Há capacidade de transposição de 90cm de água e carga útil máxima de 900kg.

Motor quatro cilindros turbo. Tendência originária do fenômeno de downsizing o novo Defender usa um motor convencional quatro cilindros mas de alto torque e potência. Trata-se do P300 Ingenium 2.0 turbo de 300CV com 40,8kgfm de torque a gasolina controlado por câmbio automático de oito velocidades. 

Câmeras e multimídia? Sistemas bem evoluídos. Mesmo com grande capacidade aventureira o Defender abusa da tecnologia. Há sistema de câmeras 360 graus 3D que permitem ver inclusive o cofre do motor o que dá sensação de “capô transparente”. Novo sistema de entretenimento de alta definição conta com navegação, controles de som e conexão com Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis na tela central. 

Preços das versões

  • – R$ 400.750
  • SE – R$ 426.750
  • HSE – R$ 461.150