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O que já sabemos sobre o recall do Onix (e as providências da GM sobre o caso)

Líder entre os sedãs tem imagem abalada após dois casos de incêndio e montadora admite falha. Por Marcos Camargo Jr

O sexto carro mais vendido do país e líder entre os sedãs compactos enfrenta seu primeiro acidente no mercado brasileiro logo no momento de largada. O Chevrolet Onix Plus está com as entregas suspensas em todo o país e as unidades vendidas serão convocadas para um recall.

Segundo a GM há necessidade de atualizar o software de gerenciamento do motor. Uma falha pode resultar em incêndio e todas as unidades do Onix Plus (sedã) modelo 2020 devem retornar às concessionárias. O sistema eletrônico gerencia o motor três cilindros turbo de 116cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm a 2.000rpm.

Mas o que já se sabe a respeito do caso, o que a GM fez para conter a crise e quais são os próximos passos? O Auto Show explica

Foram registrados dois casos de incêndio com o veículo que viralizaram nas redes sociais, um na fábrica de Gravataí e outro, divulgado nesta semana, em uma estrada no estado do Maranhão. A GM cita o problema do incêndio no Maranhão como motivo para anunciar o recall. Segundo a montadora o incidente em Gravataí foi decorrente de um caso isolado “que não tinha relação com o projeto do veículo”.

Há 7.140 unidades envolvidas no chamado, porém só o Onix Plus (sedã) que está sendo vendido na versão topo com motor turbo foi afetado. O Onix antigo, agora Joy e Joy Plus (antigo Prisma) não estão convocados pela GM

Segundo a GM em nota enviada ao Auto Show: “Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste.  Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.”. Segundo a GM o caso de Gravataí foi isolado e não tem relação com o projeto do veículo.

Nao houve qualquer caso de quebra de Motor, do bloco, mangueira ressecada que vazou combustível ou coisa do tipo. O incêndio ocorre, ainda segundo a GM, porque o software que monitora a atividade do motor esta fazendo uma leitura errada do combustível e causando a pré ignição, quando  há faísca que provoca a combustão no topo do cilindro de forma antecipada. Essa desordem pode causar vazamento de óleo, quebra de pistões e bielas e resultar em incêndio. Mas essa é uma condição extrema. Dos 7 mil veículos já entregues, 2 apresentaram falha. 

Durante o atendimento do recall a GM irá disponibilizar um veículo reserva aos clientes. Pelo menos 7.100 unidades do Onix Plus devem retornar às concessionárias para a verificação. No entanto a marca não revelou como será feito o reparo. 

Informações adicionais na Central de Relacionamento Chevrolet pelo telefone 0800-702-4200.