AutoShow

O que é IPI e por que ele influencia tanto no valor dos veículos?

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do planeta. Em 2013 foram arrecadados mais de um trilhão e 500 bilhões de reais em impostos. Dentre os tributos pagos pelos contribuintes está o IPI — o imposto sobre produto industrializado.

Ele é um imposto federal — o que significa que somente a União tem o controle sobre ele — e está embutido no valor apresentado na nota fiscal de qualquer produto que tenha passado pelo processo de industrialização. Por exemplo, o valor do quilo do tomate não sofre alterações por causa do IPI, já o tomate descascado e enlatado se encontra em uma categoria de produto que é tributado. O valor dos veículos vendidos no Brasil também tem o imposto incluído em seu valor total.

Algumas vezes, as montadoras realizam promoções nas quais anunciam a redução ou isenção do IPI. Mesmo expostos a diversas propagandas, muitas pessoas não sabem qual é a influência desta taxa sobre o valor do veículo. Confira algumas informações sobre o IPI e entenda um pouco sobre a carga tributária brasileira:


 

Alíquota e base de cálculo

Alíquota é o nome dado ao percentual com que um imposto incide sobre o valor daquilo que ele tributa. No IPI a alíquota é determinada pelo Poder Executivo. Ela varia de acordo com o material e com o produto que é taxado, ou seja, uma chapa de metal vai ter uma alíquota diferente de um carro, que é feito de chapas de metal e tantos outros produtos industrializados. A base de cálculo do IPI também varia de acordo com o material utilizado no processo de industrialização e vai levar em conta o ICMS e o Confins.

ipi reduzido

Dominus-Reducao-do-IPIO IPI, por ser regulamentado e administrado pelo Governo Federal, permite uma série de manobras para estimular o consumo de um ou outro produto. A União pode isentar ou reduzir o valor do imposto sobre uma mercadoria para estimular o consumo, e o contrário também acontece, caso o Governo queira frear o consumo de um determinado produto, como cigarro ou bebidas.

Esta flutuação de valor regulamentada pelo Governo permite ao Executivo fazer política com indústrias automobilísticas (devido à sua importância no cenário econômico nacional) para aquecer as vendas do setor. Esta “relação” é o que permite às montadoras criarem as famosas promoções do IPI reduzido ou zero. De fato, o consumidor deve aproveitar estes momentos para realizar a compra de um carro, afinal os tributos representam uma parcela significativa do valor final de um automóvel.

motoristas isentos de ipi

adesivo-deficientePortadores de deficiência podem adquirir carros com descontos tributários no Brasil. É preciso realizar um longo trâmite burocrático, que envolve visitas ao DETRAN e Secretaria Estadual da Fazenda. No entanto, o condutor portador de restrições deve exigir seus direitos, sendo que dentre eles está a possibilidade de adquirir um carro (fabricado no Brasil e com valor abaixo de 70 mil reais) sem a incidência do IPI e IPVA.

São tantos tributos e taxas no Brasil que é praticamente impossível lembrar de todos e ficar de olho neles. Alguns, como IPVA e IPTU são velhos conhecidos dos brasileiros, mas o IPI é outro tributo que está sempre presente no dia a dia do consumidor. Agora que você conhece um pouco mais sobre o IPI, fique de olho na nota fiscal dos produtos e nas promoções da montadora para trocar seu carro com menos impostos!

E se você ficar com alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!


 

CONFIRA TAMBÉM, 3 MANEIRAS DE AVALIAR
O SEU CARRO PARA A VENDA
Untitled-1

Estas e outras dicas você confere em www.matel.com.br
Sempre ajudando você a fazer o melhor negócio com as melhores dicas!