O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do planeta. Em 2013 foram arrecadados mais de um trilhão e 500 bilhões de reais em impostos. Dentre os tributos pagos pelos contribuintes está o IPI — o imposto sobre produto industrializado.
Ele é um imposto federal — o que significa que somente a União tem o controle sobre ele — e está embutido no valor apresentado na nota fiscal de qualquer produto que tenha passado pelo processo de industrialização. Por exemplo, o valor do quilo do tomate não sofre alterações por causa do IPI, já o tomate descascado e enlatado se encontra em uma categoria de produto que é tributado. O valor dos veículos vendidos no Brasil também tem o imposto incluído em seu valor total.
Algumas vezes, as montadoras realizam promoções nas quais anunciam a redução ou isenção do IPI. Mesmo expostos a diversas propagandas, muitas pessoas não sabem qual é a influência desta taxa sobre o valor do veículo. Confira algumas informações sobre o IPI e entenda um pouco sobre a carga tributária brasileira:
Alíquota e base de cálculo
Alíquota é o nome dado ao percentual com que um imposto incide sobre o valor daquilo que ele tributa. No IPI a alíquota é determinada pelo Poder Executivo. Ela varia de acordo com o material e com o produto que é taxado, ou seja, uma chapa de metal vai ter uma alíquota diferente de um carro, que é feito de chapas de metal e tantos outros produtos industrializados. A base de cálculo do IPI também varia de acordo com o material utilizado no processo de industrialização e vai levar em conta o ICMS e o Confins.
ipi reduzido
O IPI, por ser regulamentado e administrado pelo Governo Federal, permite uma série de manobras para estimular o consumo de um ou outro produto. A União pode isentar ou reduzir o valor do imposto sobre uma mercadoria para estimular o consumo, e o contrário também acontece, caso o Governo queira frear o consumo de um determinado produto, como cigarro ou bebidas.
Esta flutuação de valor regulamentada pelo Governo permite ao Executivo fazer política com indústrias automobilísticas (devido à sua importância no cenário econômico nacional) para aquecer as vendas do setor. Esta “relação” é o que permite às montadoras criarem as famosas promoções do IPI reduzido ou zero. De fato, o consumidor deve aproveitar estes momentos para realizar a compra de um carro, afinal os tributos representam uma parcela significativa do valor final de um automóvel.
motoristas isentos de ipi
Portadores de deficiência podem adquirir carros com descontos tributários no Brasil. É preciso realizar um longo trâmite burocrático, que envolve visitas ao DETRAN e Secretaria Estadual da Fazenda. No entanto, o condutor portador de restrições deve exigir seus direitos, sendo que dentre eles está a possibilidade de adquirir um carro (fabricado no Brasil e com valor abaixo de 70 mil reais) sem a incidência do IPI e IPVA.
São tantos tributos e taxas no Brasil que é praticamente impossível lembrar de todos e ficar de olho neles. Alguns, como IPVA e IPTU são velhos conhecidos dos brasileiros, mas o IPI é outro tributo que está sempre presente no dia a dia do consumidor. Agora que você conhece um pouco mais sobre o IPI, fique de olho na nota fiscal dos produtos e nas promoções da montadora para trocar seu carro com menos impostos!
E se você ficar com alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!
CONFIRA TAMBÉM, 3 MANEIRAS DE AVALIAR
O SEU CARRO PARA A VENDA
Estas e outras dicas você confere em www.matel.com.br
Sempre ajudando você a fazer o melhor negócio com as melhores dicas!