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Em 1979 o Fiat 147 era um modelo diferente, com boa aceitação no mercado, e prestes a ganhar mudanças visuais. Também seria o primeiro carro a álcool fabricado no país. Lançado no final de 1976, o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil já tinha inclusive uma versão pickup. Com seu motor 1050cc tinha pouco mais de 50cv, motor na posição transversal e um bom espaço interno para seu tamanho.
O tempo passou para ele, e 40 anos depois, o Fiat 147 é considerado um clássico nacional. Chegou a ser exportado para vários países e aqui chegou a conviver com o Uno a partir de 1984 mas “morreu” dois anos depois. Teve a versão com acabamento mais caprichada, o Spazio, a perua Panorama, o sedã Oggi e a versão pickup virou City e depois Fiorino.
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Um Fiat “original” como zero km
Recebemos no Auto Show Collection um exemplar dessa rara safra de 1979, um Fiat 147L que foi totalmente restaurado dentro da fábrica de Betim e pertence à FCA (Fiat Chrysler). O modelo chegou rodando e não em um guincho, e foi recebido por vários fãs do carrinho e que são frequentadores do nosso evento. Cada um veio dirigindo seu próprio Fiat 147.
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Cada detalhe foi conferido de perto pelos proprietários do Fiat e elogios não faltaram. “O 147 era diferente em relação ao que existia na época e quem andava nele percebia que ele tinha desempenho e espaço, era realmente um carro moderno”, diz Airton Vieira.
Vieira trabalhou na rede de concessionárias Fiat Amazonas e acompanhou a estreia do Fiat 147 em solo nacional. “Motor transversal, um carro espaçoso por dentro e tão moderno, eram os comentários das pessoas que vinham ver o carrinho na loja”. Airton teve inúmeros Fiat desde então e trabalhou mais de 20 anos em revendas da marca. Já participou de rallyes, fez viagens e colecionou histórias com seus carros.
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Eduardo Tomitão é dono de um Fiat 147 Rallye e elogiou a qualidade da restauração do Fiat branco, que exibe a cor mais mostrada nos carros da época, inclusive nos comerciais como a famosa travessia da Ponte Rio Niteroi, onde o carro cruzou os 14Km do trajeto consumindo apenas 750ml com quatro pessoas a bordo.
Guilherme Seifarth veio de Oggi e Jorge Valentim, fã do modelo, espera o momento de colocar seu próprio Fiat 147 na garagem.
Cléber Zemella também veio dirigindo seu Fiat azul Enseada. Tem outros três na garagem, inclusive um Rallye e cresceu convivendo com clássicos da linha Fiat. “É coisa de família italiana. Não tem jeito…”, brincou.
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Airton Vieira então voltou à carga defendendo as virtudes do carrinho da Fiat. “Tinha a questão da troca da correia aos 30 mil km e a lubrificação do câmbio, alguns detalhes que muitos mecânicos da época não conheciam os cuidados”, relembra. No final dos anos 1970, Vieira teve a oportunidade de ver muitos proprietários do Fiat felizes a bordo da novidade. “Fizemos muitos treinamentos, conheço bem os detalhes desse carro”, finalizou.
Após uma boa sessão de fotos com o valente Fiat, o carro ficou exposto no Auto Show Collection. No próximo dia 05 de novembro, haverá uma exposição de Carros Europeus com destaque para o carrinho. Dia 16 de novembro, um encontro anual em Itupeva irá reunir exemplares do Brasil inteiro.
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Agradecimento especial à FCA Fiat Chrysler por ter enviado por meio de sua assessoria de imprensa este raro exemplar mostrado aos nossos ilustres expositores, colecionadores e público do Auto Show Collection.