AutoShow

O Fiat 147 mais legal dos últimos 40 anos

Em 1979 o Fiat 147 era um modelo diferente, com boa aceitação no mercado, e prestes a ganhar mudanças visuais. Também seria o primeiro carro a álcool fabricado no país. Lançado no final de 1976, o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil já tinha inclusive uma versão pickup. Com seu motor 1050cc tinha pouco mais de 50cv, motor na posição transversal e um bom espaço interno para seu tamanho.

O tempo passou para ele, e 40 anos depois, o Fiat 147 é considerado um clássico nacional. Chegou a ser exportado para vários países e aqui chegou a conviver com o Uno a partir de 1984 mas “morreu” dois anos depois. Teve a versão com acabamento mais caprichada, o Spazio, a perua Panorama, o sedã Oggi e a versão pickup virou City e depois Fiorino.

Um Fiat “original” como zero km 

Recebemos no Auto Show Collection um exemplar dessa rara safra de 1979, um Fiat 147L que foi totalmente restaurado dentro da fábrica de Betim e pertence à FCA (Fiat Chrysler). O modelo chegou rodando e não em um guincho, e foi recebido por vários fãs do carrinho e que são frequentadores do nosso evento. Cada um veio dirigindo seu próprio Fiat 147.

Cada detalhe foi conferido de perto pelos proprietários do Fiat e elogios não faltaram. “O 147 era diferente em relação ao que existia na época e quem andava nele percebia que ele tinha desempenho e espaço, era realmente um carro moderno”, diz Airton Vieira.

Vieira trabalhou na rede de concessionárias Fiat Amazonas e acompanhou a estreia do Fiat 147 em solo nacional. “Motor transversal, um carro espaçoso por dentro e tão moderno, eram os comentários das pessoas que vinham ver o carrinho na loja”. Airton teve inúmeros Fiat desde então e trabalhou mais de 20 anos em revendas da marca. Já participou de rallyes, fez viagens e colecionou histórias com seus carros. 

Eduardo Tomitão é dono de um Fiat 147 Rallye e elogiou a qualidade da restauração do Fiat branco, que exibe a cor mais mostrada nos carros da época, inclusive nos comerciais como a famosa travessia da Ponte Rio Niteroi, onde o carro cruzou os 14Km do trajeto consumindo apenas 750ml com quatro pessoas a bordo.

Guilherme Seifarth veio de Oggi e Jorge Valentim, fã do modelo, espera o momento de colocar seu próprio Fiat 147 na garagem. 

Cléber Zemella também veio dirigindo seu Fiat azul Enseada. Tem outros três na garagem, inclusive um Rallye e cresceu convivendo com clássicos da linha Fiat. “É coisa de família italiana. Não tem jeito…”, brincou.

Airton Vieira então voltou à carga defendendo as virtudes do carrinho da Fiat. “Tinha a questão da troca da correia aos 30 mil km e a lubrificação do câmbio, alguns detalhes que muitos mecânicos da época não conheciam os cuidados”, relembra. No final dos anos 1970, Vieira teve a oportunidade de ver muitos proprietários do Fiat felizes a bordo da novidade. “Fizemos muitos treinamentos, conheço bem os detalhes desse carro”, finalizou.

Após uma boa sessão de fotos com o valente Fiat, o carro ficou exposto no Auto Show Collection. No próximo dia 05 de novembro, haverá uma exposição de Carros Europeus com destaque para o carrinho. Dia 16 de novembro, um encontro anual em Itupeva irá reunir exemplares do Brasil inteiro.

Fique por dentro de toda a programação do Auto Show Collection aqui no nosso site e também pelas redes sociais, especialmente no Facebook, no canal do Youtube e no instagram @autoshowcollection

Agradecimento especial à FCA Fiat Chrysler por ter enviado por meio de sua assessoria de imprensa este raro exemplar mostrado aos nossos ilustres expositores, colecionadores e público do Auto Show Collection.