Novidades têm um novo design e novos motores para tentar brigar com o Toyota Corolla. Por Felipe Salomão
Nem só de SUVs vive o mercado. Embora bem combalido, o segmento de sedãs médios tem importantes representantes como o líder Corolla, único a oferecer opção híbrida e concorrentes nada desprezíveis como Arrizo 6. Em um ano complicado, que vitimou o Honda Civic que saiu de linha antes da chegada do modelo importado há novidades como o novo Cruze, além do Kia Cerato e Volkswagen Jetta.
Novo Kia Cerato
A nova geração do Kia Cerato deve ser lançada por aqui no próximo ano, quando será trazida do México para o mercado brasileiro. O sedã ganhou mudanças visuais profundas na dianteira e passou a ter faróis ainda mais afilados e em full LEDs e a grade “boca de tigre” recebeu efeito em 3D. Os para-choques ganharam novas entradas de ar e novos faróis de neblina. A traseira conta com lanterna que sobrepõe a tampa do porta-malas, o que confere elegância e esportividade. Por dentro, a novidade traz um novo volante, além de receber um painel de instrumentos com um novo grafismo. A central multimídia passa a ter 10,25 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Em relação à motorização, o novo Cerato pode ser equipado com motor de 2.0 litros a gasolina de 149 cv com 18,2 kgfm de torque. Também tem a opção de trem de força de 1.6 litro turbo de 204 cv com 27 kgfm de torque. A transmissão poderá ser automática do tipo CVT ou automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.
Novo VW Jetta
O novo Volkswagen Jetta, que foi apresentado nos Estados Unidos ainda neste ano, deve chegar em 2022 ao Brasil também trazido do México. A novidade tem novos traços mas que o mantém com o novo padrão visual da montadora alemã. Portanto, conta com faróis mais afilados e com uma assinatura luminosa em LED no formato de “C”. A grade dianteira também ficou mais fina e, também, recebeu um acabamento que liga visualmente os faróis como no SUV Taos. A traseira conta com faróis dispostos na horizontal e que sobrepõem a tampa do porta-malas.
A novidade vem equipada com novo motor 1.5 TSI de 160 cv que pode ser o primeiro modelo a estrear este motor no mercado nacional. Também tem a opção de propulsor de 2.0 litros TSI, que rende 230 cv, mas que não deve estrear senão em uma versão esportiva como a GLI. O câmbio deve ser automático de dupla embreagem.
Cruze RS
Uma discreta reestilização já foi confirmada e divulgada pela Chevrolet mas mesmo prometido, o carro que seria um dos quatro lançamentos para 2021, ainda não chegou. Ainda assim está pronto e deve ser o “último suspiro” do sedã no mercado brasileiro. Na reestilização o carro deve trazer novos para-choques, novos faróis de neblina, grade frontal com um novo acabamento e rodas maiores com 18 polegadas. O motor 1.4 turbo de 150cv deve ser mantido sem alterações.
Concorrentes
Além do Toyota Corolla e do Caoa Chery Arrizo 6 Pro, lançado recentemente, os novos Volkswagen Jetta e Kia Cerato devem enfrentar a nova geração do Civic, que não será mais produzida por aqui, mas sim importada do Canadá para o Brasil a partir do segundo semestre de 2022 enquanto o nacional foi descontinuado.
O novo Civic tem um visual mais conservador do que as versões passadas. A dianteira conta com faróis afilados e uma pequena grade. Também tem uma ampla entrada de ar. A traseira tem faróis maiores. Já o interior conta com central multimídia do tipo flutuante de 7 ou 9 polegadas dependendo da configuração. O equipamento tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay. A novidade deve ter motor de 2.0 litros aspirado de 160 cv com 19 kgfm de torque. Ainda deve contar com uma opção de 1.5 litro turbo de 182 cv com 24,5 kgfm de torque. A transmissão será automática do tipo CVT.
Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e visite os feirões presenciais realizados aos domingos. Acesse também as redes sociais Instagram, Facebook e YouTube e fique ligado na programação dos eventos em 2021.