Conheça a origem dos novos esportivos da Mini que estreiam no país. Por Marcos Camargo Jr
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2CE6E737-294F-4C5E-8268-FBB747C81026.jpeg)
Segundo a estratégia de remodelar a linha completa, este ano a MINI passa a oferecer no Brasil as versões esportivas John Cooper Works com motor 2.0 TwinPower Turbo de 231cv no hatch e conversível e 306cv no Clubman e Countryman, sempre com câmbio Steptronic de oito velocidades.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/EDD8A0FB-B1FD-4554-A82C-86E47D9388E4-1024x768.jpeg)
Visualmente a dupla traz identidade aprimorada com emblemas JCW, rodas e pneus específicos e um interior com novos bancos em couro Alcântara com faixa de cor clara nas laterais, ar-condicionado digital automático dual-zone, multimídia de 8,8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto (neste caso sem espelhamento), som Hi-Fi Harman/Kardon com 12 alto falantes, luzes ambiente, farois em LED, retrovisor eletrocrômico, teto solar panorâmico, head up display e sempre com transmissão automática Steptronic.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/DC2352BB-A914-4729-86DB-BE30934004F5-1024x768.jpeg)
Apesar do preço inicial de R$ 184,9 mil na versão MINI JCW duas portas de 231cv chegando a R$ 239,9 mil para o Countryman, o pocket rocket mostra que continua fiel à sua proposta de um kart com motor cada vez mais forte sem perder o DNA pensado por seu criador há mais de 60 anos.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/E92D06FC-6F1A-4DF2-A9EC-30F983E9985A-1024x768.jpeg)
História dos esportivos
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/D08C3257-0F81-47C1-B317-6BC8751906B2.jpeg)
Há 60 anos a estreia de um automóvel urbano na Inglaterra abriu uma possibilidade de uma revolução no segmento com um DNA que segue autêntico até hoje. Em 1959 os ingleses conheciam o Mini, um carro com 3m de comprimento, rodas posicionadas nos extremos, baixo e com grande espaço interno com motor muito econômico, ideia do engenheiro Alexander Issigonis.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/4C9BAFFC-1DFA-4645-B2D9-68F383814235.jpeg)
Esse carro nasceu na British Motor Corporation, com os emblemas Austin e Minor, e motor de 850cc e 30cv. Se tornaram “coqueluche” como se dizia à época, e se espalharam pela Europa. Tinham óleo que refrigerava o motor e o câmbio, suspensão usando batentes de borracha e pneus de 10 polegadas bem resistentes. Essa robustez logo chegou às pistas em 1961 e foi provada ao longo dos anos.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/498C08ED-8FF2-4A21-9659-459FA10EB0F1.jpeg)
Nesse ano estreava o Mini Cooper, nome usado até hoje, mas que na época significava um projeto desenvolvido com John Cooper, amigo de Issigonis.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/FE80F140-5C3E-4721-B16D-1EFE98962D61.jpeg)
Com motor de 998cc e 54cv se tornou o Mini mais desejado da linha. Dois anos depois chegaria a versão Cooper S de 1271cc e 78cv imortalizando o carro nas competições europeias. A dirigibilidade, a suspensão precisa e a estabilidade graças ao formato do carro fizeram dele um sucesso a ponto de, anos depois, a Mini usar o nome Cooper em toda a linha, rebatizando as versões de entrada como “Cooper 850” ainda nos anos 1960.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/41625D4C-65DB-48F5-83BF-2745AD8FECB1.jpeg)
Os modelos esportivos nunca deixaram de ser produzidos acompanhando as inúmeras parcerias da marca com outras montadoras até chegar à compra da Rover que então produzia o Mini, pela BMW, onde está até hoje.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/D8208FC4-1EC3-44A8-9935-4C90F63F1DE0.jpeg)
A montadora germânica aprimorou a essência do Mini e lançou neste ano duas novas versões para o John Cooper Works, divisão esportiva: o Mini John Cooper Works, Mini Cabrio JCW, além do Clubman JCW e Countryman JCW.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/11/92E4802D-75E5-4D6E-8FDE-62D0CE6333C5.jpeg)
Aliás, engana-se quem pensa que o Clubman é invenção recente. Ela existe desde 1960, lançada como Traveler e depois rebatizada ao longo dos anos. Para homenagear estes e outros clássicos o Auto Show Collection, evento de carros antigos e modificados do sambódromo do Anhembi, promove encontros nas noites de terça feira. Conheça a programação do evento no site oficial.