AutoShow

Novo Toyota Yaris sedã é registrado no Brasil

O novo Toyota Yaris sedã foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI no Brasil, onde ainda não tem uma data de lançamento

Modelo passa a ter visual mais esportivo e pode ganhar uma versão híbrida flex. Por Felipe Salomão

Toyota Yaris sedã tem uma ampla grade frontal com formato de trapézio

O novo Toyota Yaris sedã foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI no Brasil, onde ainda não tem uma data de lançamento. A novidade passa a contar com um visual mais esportivo e pode ser vendido com uma versão híbrida flex.

Traseira tem faróis com assinatura luminosa em formato de “L” e sobrepõe a tampa do porta-malas

O novo Toyota Yaris, que é vendido em mercados asiáticos e, também, no Peru, utiliza a plataforma DNGA, que é uma versão de baixo custo em relação a TNGA, utilizada pelo Corolla e Corolla Cross. Além disso, essa plataforma pode ser preparada para uma versão elétrica ou híbrida.

Sedã mede 4,42 metros de comprimento e 2,62 metros de entre-eixos

Visualmente, o novo Toyota Yaris sedã tem uma ampla grade frontal com formato de trapézio com a logomarca da empresa ao centro. Os faróis são afilados e estão ligados por uma barra escurecida. Já a traseira tem faróis com assinatura luminosa em formato de “L” e sobrepõe a tampa do porta-malas, que tem a capacidade de 475 litros. O modelo mede 4,42 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos, 1,74 metro de largura e 1,48 metro de altura.

Modelo tem visual esportivo

O interior do novo Toyota Yaris traz um painel de instrumentos de TFT de 7 polegadas, novo padrão de volante, novos botões de ar-condicionado e uma central multimídia do tipo flutuante que pode ser de 8 ou 9 polegadas com conexão com smartphone.

Interior pode ter uma central multimídia do tipo flutuante que pode ser de 8 ou 9 polegadas

Híbrido flex possível
Sob o capô, o novo Toyota Yaris ainda não teve a motorização revelada para o mercado brasileiro. Atualmente, o modelo vem equipado com motor de 1.5 litro flex de até 110 cv com torque de até 14,9 kgfm. A transmissão será automática do tipo CVT, que simula sete velocidades.

Toyota Urban Cruiser Hyryder, que é um SUV compacto desenvolvido para mercados emergentes, pode ser vendido no Brasil

Em relação à versão híbrida flex, recentemente, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e Gill Prat, CEO da Toyota Research Institute, se encontraram, na Suíça, onde estabeleceram que a marca pode fazer novos investimentos na tecnologia híbrida em veículos mais baratos, que devem ser produzidos em Sorocaba ou em Indaiatuba. Contudo, ainda é cedo para afirmar que esse sistema estará presente no novo Yaris sedã. Também não há informações sobre a atualização da versão hatchback.

Modelo pode ser chamado de Yaris Cross

A Toyota também pode lançar um SUV compacto abaixo do Corolla Cross estreando a tecnologia híbrida flex em modelos dessa categoria. O projeto deste SUV já é conhecido na Ásia onde leva o nome de Hyrider e pode usar o nome de Yaris Cross no Brasil.

Procura um Toyota Yaris? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC