Novo Peugeot 208 quer brigar com Onix, HB20 e Polo sem motor turbo

Compacto estreia no país a partir de R$ 75 mil mas sem atributos que concorrentes já oferecem. Por Marcos Camargo

O design é atual e inovador mas a motorização é antiga. Você compraria um carro com essa fórmula e que tem fama de desvalorizar rapidamente? Essa é a fama do Peugeot que vem brigar com modelos consagrados no mercado mas sem o principal atrativo: motor turbo.

A PSA caprichou no conteúdo: nova plataforma, design agressivo mas motores já conhecidos fazem parte do pacote disponível em quatro versões com preço a partir de R$ 74,9 mil. Os preços chegam a R$ 95 mil nas versões equipadas.

A nova geração usa a base modular CMP, é produzido na Argentina e há pacotes até interessantes como a versão Griffe que tem alerta de mudança de faixa, projeção 3D do painel, frenagem automática de emergência e teto solar panorâmico. Analisando por aí, seus concorrentes só não trazem a projeção 3D e teto solar mas o restante são itens disponíveis no HB20, Onix e Polo.

Nao se deve negar porém que o estilo do Peugeot 208 é bem atual, com design diferenciado com os “dentes de sabre” verticais, que além da assinatura visual trazem um toque moderno ao carro. A traseira é inspirada nos segmentos luminosos do 3008 e 5008 (que acabaram de ganhar novo visual na Europa).

É uma disputa difícil mas o ponto alto fica por conta da motorização. Diferente do Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20 com seus motores 1.0 turbo o Peugeot 208 tem o velho conhecido motor aspirado 1.6 16V de 118/115cv com 16,1kgfm de torque com câmbio automático de seis marcas da Aisin, propulsor que mesmo atualizado data de 1999 quando chegou no 206. Em termos de potência ele está alinhado aos concorrentes mas o consumidor quer resposta e desempenho com baixo consumo, algo que não sabemos se o modelo argentino entregará.

O 208 chega com três anos de garantia e revisões com preço fixo e a pré-venda começa hoje em todos os estados e já estão no país 300 carros para teste drive para que os consumidores ou aspirantes a donos de Peugeot possam dirigi-lo. No entanto as entregas ocorrem só no início de 2021.

Com motor já bem conhecido o Peugeot traz itens interessantes para o segmento como farois full LED, teto panorâmico, i-Cockpit com projeção 3D no painel, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal, assistente de farol alto, monitor de fadiga e ponto cedo, mas, somente nas versões mais caras. Resta saber se a beleza e os itens de série serão capazes de conquistar compradores de outras marcas.

O Peugeot 208 chega em quatro versões flex 1.6 somente com câmbio automático

Active 1.6 AT: R$ 74.990,00

Active Pack 1.6 AT: R$ 82.490,00

Allure 1.6 AT: R$ 89.490,00

Griffe 1.6 AT: R$ 94.990,00