Novo Mercedes Classe E segue tradição com visual clássico e motor híbrido

Novidade desembarca no Brasil em apenas uma versão com lote de 15 unidades por R$ 640 mil. Por Marcos Camargo Jr

Novo Mercedes Benz Classe E 2024 chega ao Brasil (fotos por Marcos Camargo Jr)

A Mercedes Benz lança a nova geração do Classe E no mercado brasileiro um pouco antes da estreia do BMW Série 5 de nova geração com foco em clientes de alto luxo. A novidade chega com um pacote focado em tecnologia e na verdade sua motorização é híbrida leve ao associar o 2.0 turbo a gasolina com assistência elétrica para reduzir o consumo e elevar a eficiência.
O novo Mercedes Classe E Exclusive está em sua 11ª geração e traz mudanças importantes. No estilo, ele mantém a estrela à frente do capô, ganha a nova grade modernizada e com radares e uma carroceria de linhas limpas sem vincos, rodas aro 20 e maçanetas e outros acabamentos discretamente cromados. O Classe E chega em pacote exclusivo por R$ 639,9 mil com um pequeno lote de 15 unidades. Não há opção híbrida plugin ou diesel que estão disponíveis na Europa.


Mais espaço interno e três telas de alta resolução

Espaçoso, o sedã Classe E tem 2cm a mais no entre eixos e há 540 litros de porta-malas e estreia um pacote de 7 itens de assistência à condução. Nas medidas são 4,94m de comprimento, 1,94m de largura, 1,46m de altura e 2,93m de entre-eixos, incremento de 2cm em relação ao modelo anterior.

Por dentro Classe E mantém a boa oferta de itens de série que incluem o interior minimalista ao usar menos botões e três telas, um conceito derivado dos modelos elétricos da marca como o EQS. O painel do motorista tem 12,3 polegadas com projeção 3D e realidade aumentada, a multimídia central tem sistema MBUX com comandos de voz e navegação com tráfego on-line com 14,4” e o display à frente do passageiro tem mais 12,3”.

imagem: Mercedes Benz Divulgação

Além destas novidades o Classe E tem seis entradas USB e uma nova câmera interna grande angular Selfie que permite salvar as fotos em um pen drive USB e também jogos a bordo. O som usa o sistema Burmester Surround System 4D com 17 alto falantes e 730 watts. Há três opções de interior nas cores preta, marrom claro e cinza.

Motor híbrido leve e não plug-in

O motor do novo Mercedes Benz Classe E Exclusive é o 2.0 turbo ISG a gasolina de 258cv e 40kgfm de torque associado ao câmbio de nove marchas GTronic. Nos números de desempenho a promessa é de um 0-100km/h em 6,3s e velocidade máxima de 250km/h. O motor está associado ao sistema híbrido leve que acrescenta 23cv de potência com promessa de maior economia. Faz parte dos itens de conforto e dinâmica o sistema de esterçamento de 4,5° no eixo traseiro e suspensão a ar Airmatic.

Aplicativo
Outra novidade do Classe E Exclusive é o “Mercedes Me Connect” integra um novo aplicativo com funções via celular associado ao veículo que permite controle de rotas, manutenções, localização, GPS com tráfego on-line e simulação de realidade aumentada, integração com aplicativos como Spotify e Amazon Music além de jogos (Sudoku, Suffle Puck e Paris), chamadas de serviço e apoio técnico além de chamada de emergência em um total de 32 funções. A Mercedes promete que em breve essa solução será incorporada aos outros carros da gama.

O Mercedes Classe E Exclusive chega ao país em versão única com os itens descritos acima por R$ 639,9 mil. Seu concorrente natural é o BMW Série 5 que acaba de ser confirmado para o Brasil nas versões híbrida plug-in e 100% elétrica.