SUV compacto pode ter motor 1.0 Firefly do Argo e 208 ou 1.6 de até 118 cv. Por Felipe Salomão
O novo Citroën C3 teve mais imagens divulgadas, o que foi possível observar que o modelo terá uma versão com transmissão automática, podendo ser o câmbio automático de seis posições do C4 Cactus (com motor 1.6 16V) ou o câmbio CVT do Fiat Pulse com motor 1.3 Firefly. O crossover será lançado ainda neste semestre.
É importante lembrar que o novo C3 utiliza a plataforma modular CMP, que é a mesma do Peugeot 208, que recentemente ganhou motor 1.0 Firefly do Fiat Argo. Além disso, o SUV compacto teve a produção iniciada em março em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro. No próprio evento de lançamento do 208 1.0 Firefly executivos disseram abertamente que nos próximos lançamentos além da sinergia entre as marcas Stellantis os modelos das bandeiras francesas manterão suas “características próprias”. Isso indica, tal qual o Peugeot 208 que manterá opções 1.6 16V que o novo Citroën C3 tenha o mesmo motor e câmbio de seis marchas.
Como também já se sabe a opção 1.0 turbo hoje disponível no Pulse poderá equipar modelos Citroën e Peugeot mas num futuro mais distante.
Independente das opções na prateleira, a Citroën tem o veterano motor de 1.6 litro 16V flex aspirado feito pela marca, que entrega até 118 cv. Também deve seguir a tendência do 208 e utilizar o propulsor do Fiat Argo. Desta forma, seria equipado com um trem de força de 1.0 litro Firefly, que rende até 75 cv a 6.000 rpm com torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm.
Outra novidade apresentada no vídeo, que foi gravado no centro de testes da Fiat em Betim, em Minas Gerais, é o interior com uma central multimídia de 10 polegadas ultrawide, igual a do novo Peugeot 208. O equipamento deve ter conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Procura um Citroën C3? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC