Novo SUV aparece na versão Iconic que terá o conhecido motor 1.6 SCe. Por Marcos Camargo Jr
A Renault confirmou para o início de março o lançamento da versão 2020 da Duster mas três semanas antes da estreia a novidade foi flagrada em uma rodovia no interior paulista. As linhas confirmam que o visual da Duster 2020 seguirá o desenho oferecido em alguns países da Europa, Africa e Oriente Médio há quase três anos. O AutoShow irá conferir a novidade de perto nos próximos dias.
Segundo apuramos com a Renault, ainda em 2019, a Duster não irá estrear ainda os motores turbo prometidos. Desta vez o SUV abrirá mão do motor 2.0 e ficará apenas com o 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgfm com câmbio manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT. O motor turbo 1.3 desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e já disponível no Classe A, fica para a linha 2021. Em alguns mercados é oferecido também o TCe turbo 3 cilindros.
Apesar de manter a plataforma B0, a mesma usada no Logan e Sandero, além do Captur e Oroch, a nova Duster oferecerá inúmeras melhorias de acerto na suspensão, adotará controles de estabilidade e tração, assistentes de partida em rampa entre outros itens especialmente na versão Iconic, que será a topo de linha.
Por dentro a Duster terá novo painel mais retilíneo, painel digital, novos bancos e itens como partida por botão. Assim, ficará mais moderna para enfrentar a concorrência e vender mais que as cerca de 2.000 unidades mensais. Apesar de se manter atrás dos principais concorrentes do segmento, a Renault emplaca cerca de 5.000 unidades em SUVs somando as vendas do Captur e da Duster. Hoje a Duster custa entre R$ 75 e R$ 90 mil mas há promoções nas concessionárias e há modelos novos sendo vendidos por R$ 69,9 mil com câmbio automático CVT.
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*A foto foi recebida via Whatsapp pelo leitor Eduardo Gedrait (Sampa Kmobi Clube), mas foi tirada pelo jornalista Guilherme Fontana e publicada no Portal G1