AutoShow

Nova BMW F900R chega para encarar MT09, Tiger e Multistrada: conheça

Com quase 13 mil motocicletas comercializadas neste ano a BMW Motorrad comemora o bom momento da marca ao liderar todos os segmentos acima das 500cc

Com estilo naked ela traz motor de 85cv e 8,8kgfm com auxílio de controles de tração e até 28 sensores. Por Marcos Camargo Jr.

Tivemos um curto contato com a F900R no Circuito Panamericano, interior de SP, onde a facilidade de pilotagem ficam evidentes

Com quase 13 mil motocicletas comercializadas neste ano a BMW Motorrad comemora o bom momento da marca ao liderar todos os segmentos acima das 500cc. Como parte dessa estratégia chega ao país a F900R, que representa o segmento naked que a BMW chama de “Dynamic roadster” com uma missão de dar mais volume à marca alemã. A novidade vem encarar concorrentes igualmente fortes como a Yamaha MT09, Ducati Multistrada e Triumph Tiger.

BMW F900R vem com banco conforto mas pode incorporar itens como protetor de mão

Feita para suceder a linha 800 e com motorização avançada, a F900R adota o visual agressivo naked mas com uma pilotagem amistosa e leve e com bom torque em baixas rotações permitindo o uso no dia a dia por conta da posição de pilotagem. A nova BMW F900R chega em duas versões: Sport e Sport+ com adição de controles eletrônicos para uma pilotagem mais esportiva. Fabricada em Manaus/AM a nova F900R se destaca pelo farol que parece flutuar na dianteira da moto tendo o garfo com sistema invertido e corpo de legítima naked onde se destaca o motor.

Por R$ 64,9 mil o cliente leva para casa a novidade na versão Sport

Trata-se de um bicilíndrico paralelo derivado da F 750 GS e também F 850 GS, aumento de cilindrada, mapeamento eletrônico para melhor aproveitamento e 895 cm³. Esse conjunto desenvolve 85cv e 8,8kgfm de torque a 6.750rpm controlado pela transmissão de seis marchas. O motor de ronco tranquilo é mais acentuado a partir das 4.000rpm embora seja 20cv menos potente que a versão europeia. “Foram necessários ajustes no mapeamento eletrônico e escapamento para se adequar às normas de ruído e emissões”, dizem os executivos em uníssono.

Painel mostra todos os controles possíveis a bordo da F900R

“Demos especial atenção ao torque, pois o torque é muito importante. Fazendo a redução e aceleração na pista se nota a disposição da F900R. Quando ela chega em 4.000rpm ela já terá uma boa entrega de torque”, diz Márcio Cesena
Gerente de Customer support. Com duas versões a Sport vem de série com faróis em LED, ABS Pro, controle de tração, painel TFT e dois modos de pilotagem. Por R$ 64,9 mil o cliente leva para casa a novidade na versão Sport mas por R$ 73,5 mil adiciona um pacote interessante de itens de série.

BMW F900R chega em duas versões: Sport e Sport+

Entra em cena a tecnologia que adiciona mais três modos de pilotagem, assistente de troca de marchas, controles de tração que trabalham com 28 sensores, controle dinâmico de freio motor, TPMS (monitoramento de pressão dos pneus) e spoiler inferior, única diferença visual entre as versões além das cores.

Sport vem de série com faróis em LED, ABS Pro, controle de tração, entre outros

Para completar, a BMW F900R vem com banco conforto mas pode incorporar itens como protetor de mão, malas laterais, suportes, manetes, pedaleira ajustável, guidão alto, almofada de passageiro etc. a BMW F900R 2023 é a primeira moto da marca a oferecer 1 ano gratuito de rastreador, parceria da BMW com a Tracker, sendo que nos dois anos seguintes o consumidor irá pagar R$ 2.000 em parcelas mensais para o monitoramento e após três anos deverá trocar o equipamento na concessionária.

Motocicleta já é produzida em Manaus, no Amazonas

Teste rápido
O teste com a BMW F900R foi feito no Circuito Panamericano, interior de SP, onde a facilidade de pilotagem ficam evidentes no novo produto da BMW Motorrad. Nas curvas abertas da pista, ao esterçar mais a 900, se nota o emprego da tecnologia para manutenção do controle da moto.

BMW equipa a motocicleta F 900 R com motor de dois cilindros de 895 cm³, que entrega 85 cv

Mesmo sem um ronco digno de uma bicilíndrica, a moto é rápida a partir das 4.000rpm mantendo o controle e com diferenças nos ajustes a cada modo de pilotagem testado. A posição levemente inclinada convida a aceleração mas também permite o uso no dia a dia para pequenos deslocamentos.

Painel em TFT é de fácil visualização e bom contaste com luzes animadas

O painel em TFT é de fácil visualização e bom contaste com luzes animadas e todos os controles possíveis a bordo da F900R. Entre as concorrentes estão a linha Ducati Multistrada e também a Yamaha MT09 que são mais baratas porém não tão atualizadas como o produto que está chegando ao país a partir de janeiro na rede de concessionários.

Procura uma moto da BMW? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC