Por que a Volkswagen terá dois SUVs na mesma faixa de preço? Por Marcos Camargo Jr
A Volkswagen apresentou nesta semana o novo Nivus. As vendas do SUV compacto serão iniciadas em junho reforçando a presença da marca neste disputado segmento. As entregas serão feitas aos primeiros donos em agosto. Mas qual a ideia dessa novidade? Ela vai concorrer com o T-Cross que chegou há um ano?
A reposta é SIM e DEPENDE. Explicamos
Produzido na plataforma MQB A0, a mesma do Polo e do T-Cross, o Nivus promete nível aprimorado de conectividade com a estreia do sistema VW Play que permitirá conexão via internet com lojas de aplicativo e diversas funcionalidades do veículo.
Nas versões mais caras, o Nivus terá o conhecido painel digital Active Info Display de 10,25″ como item de série já visto nas versões mais caras do Polo, Virtus e T-Cross. Também são esperados equipamentos como assistente de frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Neste ponto sim ele será concorrente do T-Cross.
Também será a estreia do volante adotado pelos novos modelos europeus da Volkswagen como o Golf MK8.
O motor será sempre o 1.0 TSI de 128cv de 20,4kgfm a 2.000rpm com câmbio automático de seis velocidades. A Volkswagen já adiantou que o ajuste do propulsor tricilíndrico é específico do modelo. Diferente do T-Cross que oferece também o 1.4 TSI de 150cv o Nivus ficará apenas com o 1.0. Também irá explorar uma faixa de preço onde o T-Cross não está.
O Nivus ficará na faixa dos R$ 79 aos R$ 100 mil, a mesma que nada menos que concorrentes como o novo Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Renault Duster e Captur, Hyundai Creta, Ford EcoSport, Nissan Kicks, Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus, Honda HR-V e Caoa-Chery Tiggo 2. Há opções do T-Cross na mesma faixa? Sim. Mas a Volkswagen deve mexer no portfólio deixando o Nivus na base e recolocando o T-Cross na faixa superior entre 100 e 120 mil.