Nissan Sentra Exclusive 2024: teste, motor, consumo e preço

Avaliação mostra sedã eficiente e econômico mas que poderia ser melhor equipado. Por Marcos Camargo Jr

imagens: Marcos Camargo Jr

Hoje há poucas opções de sedãs médias além do Toyota Corolla, Arrizo 6 e BYD King . Dentro deste segmento a Nissan oferece o Sentra em uma gama enxuta e visual renovado recentemente. 

Com preço na faixa dos R$ 180 mil o Sentra oferece um pacote competitivo mas com alguns detalhes que poderiam ser melhores no sedã mexicano. 

O desenho do Nissan Sentra 2025 fica mais anguloso com a grade “V-motion” usada nos produtos mais modernos da marca com filetes horizontais, faróis LED e novo logotipo. Bem tradicional na proposta, Nissan Sentra segue como uma das referências de espaço para este segmento. Ele parece maior do que é especialmente na coluna C prolongada e unida ao porta malas, solução inspirada no Altima e que aqui funciona muito bem. 

Nas dimensões o Sentra tem 4,64m de comprimento, 1,81m de largura, 1,45m de altura e também 2,70m de entre eixos com porta malas de 466 litros. 

Motor aspirado é adequado e econômico 

O motor do Sentra é o conhecido 2.0 aspirado (MR20DD) de 151cv e 20kgfm de torque de ciclo Atkinson e injeção direta de combustível sendo apenas a gasolina e não flex associado ao câmbio automático CVT que simula oito velocidades. 

A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira oferecendo conforto e silêncio de rodagem. A solução é bem tradicional e conservadora neste quesito além de resultar em economia com o motor aspirado como veremos adiante. 

Consumo do Nissan Sentra 

O Nissan Sentra bebe apenas gasolina e o Inmetro informa consumo de 11 a 13,9km/l. Ao longo de um teste mais longo que envolveu rodovias e trechos urbanos o carro fez 12km na cidade e surpreendentes 17,9km/l por litro na estrada. Como o motor trabalha em ciclo Atkinson, o giro do motor é mais baixo e alcança boas médias de consumo ainda que não seja híbrido nem flex. 

Nissan Sentra: itens de série 

O Nissan Sentra Exclusive traz uma lista de itens de série que incluem 6 airbags, alerta de colisão frontal, de tráfego cruzado e de alerta de atenção do motorista, alerta de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, controle dinâmico de chassi integrado, assistente distribuidor de frenagem, farois inteligentes em LED, monitoramento de pressão de pneus, piloto automático e na versão Exclusive há câmeras 360 graus e detecção de objetos em movimento.

Um pequeno deslize fica por conta da ausência de sistemas ativos de segurança presentes aqui somente na forma de alertas. Não há controle de Cruzeiro adaptativo, sistema de manutenção do veículo na faixa e frenagem automática, algo já esperado neste segmento e que o maior concorrente do Sentra, o Corolla, traz de série. 

Teste de direção  

O Nissan Sentra assume a forma tradicional de um cidadão médio ao ligar o motor. É bastante silencioso, confortável e de construção sólida como se não na convivência diária.

O motor está longe do desempenho de um veículo esportivo. Sua aceleração é linear e a performance é esperada. O Sentra é bem previsível nas reações e agradável de condução ainda que seu desempenho não seja surpreendente. Tem seu público e esse perfil de cliente não entra rápido em curvas nem acelera com pressa. 

Embora tenha um som de ótima qualidade, o sistema multimídia fica devendo no quesito conectividade. Em 2024 ainda não oferece esse espelhamento de celular sem fio, por exemplo. E as câmeras que embora utilizam sistema integral tem baixa resolução e todas vão ser bem melhores. 

Conclusão 

O Nissan Sentra é assumidamente um sedã  médio que traz condução agradável, lista esperada de equipamentos e uma economia de combustível surpreendente para a sua categoria. O motor 2.0 usa solução incomum onde já existem alternativas híbridas embora se comporte no fim das contas quase como um híbrido ao oferecer economia. Poderia ser bem melhor ao oferecer uma central multimídia mais conectada e sistemas ativos de segurança, algo que muitos carros dessa categoria já oferecem além de simples alertas. Por R$ 182 mil não é difícil encontrar descontos oferecidos na rede para que o Sentra seja um bom negócio neste segmento feito de clientes fiéis e conservadores.