Imagem Jumbotron

Nissan e Renault podem desfazer aliança, diz jornal

Fuga de Carlos Ghosn para o Líbano deixou executivos japoneses perplexos a ponto de desistirem de acordo. Por Marcos Camargo Jr

A Nissan pode pedir a separação do acordo firmado com a francesa Renault vigente desde 1999. De acordo com uma matéria publicada no último final de semana no Financial Times, executivos da Nissan afirmam que a fuga do ex-presidente do grupo, Carlos Ghosn, para o Líbano, deixou funcionários perplexos e desconfortáveis com a atitude.

De acordo com o FT, executivos japoneses afirmaram que a permanência de Ghosn deixou o ambiente corporativo “toxico”, o que impede a continuidade do acordo que tem sido positivo para as empresas nas últimas duas décadas.

No entanto, a ideia de separação da Nissan não é recente. Segundo executivos da empresa japonesa, providências como demissões em massa e a fusão do setor de engenharia das duas marcas teria sido mau vista e prejudicial para a Nissan. O presidente do conselho da Renault, Jean-Dominique Senard, admite que a aliança não deve sobreviver por muito tempo.

Carlos Ghosn está no Líbano, após ter fugido da prisão domiciliar no Japão onde aguardava o julgamento por crimes de evasão de divisas, enriquecimento ilícito e uso do cargo em benefício próprio. Ghosn tem negado as acusações e disse que deixou o Japão mesmo sem autorização afirmando que buscará um julgamento “justo”.

Queda nas vendas lá fora

Apesar da proposta, a Nissan tem vivido um ambiente difícil em seu próprio país. As ações da companhia caíram 40% ano passado e os emplacamentos reduziram na ordem de 50%. Apesar do sucesso do elétrico Leaf, a Nissan tem enfrentado dificuldades em países como os Estados Unidos. 

No Brasil a Nissan que já esteve perto da quarta colocação (que hoje pertence justamente à Renault), mantém o Kicks como um dos SUVs mais vendidos mas também perdeu espaço com produtos já antiquados como o Versa, Sentra e o compacto March. Em 2020 os sedãs que são importados do México serão completamente renovados. 

Recuperação no Brasil

Já a Renault, que no passado quase desistiu do mercado brasileiro, teve sob a gestão de Ghosn, tempos de recuperação. Ao trazer para o mercado brasileiro a família Dacia, com projetos de baixo custo, o ex-CEO recuperou a imagem da marca que se tornou a quarta montadora do país, à frente da Ford. A Renault já detém 9% do market share no mercado nacional.

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Está chegando! Veja como participar do evento gratuito “Air Cooled”

Imagem Media

Conheça os 10 carros mais vendidos em setembro/2019

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.