Novidade será apresentada após o lançamento da nova geração do Kicks que será produzido em Resende/RJ. Por Marcos Camargo Jr
A Nissan fez um anúncio importante nesta semana em um encontro no Brasil. O presidente da Nissan América Latina, Guy Rodriguez, ao lado do Presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, confirmaram a estreia da futura picape da Nissan posicionada abaixo da Frontier e com estrutura monobloco.
Quando a Renault apresentou o Kardian, em meados do ano passado e mostrou o conceito da Niagara, feita na Argentina, já ficou claro que a Nissan iria ter o mesmo projeto o que foi confirmado em dezembro de 2023 e agora, de forma específica, sabemos que a Nissan do Brasil irá vender essa picape no Brasil.
A picape compacta que ainda não tem nome será feita a partir da plataforma RGMP que estreou com o Renault Kardian. Essa plataforma modular permite a construção de veículos que tenham entre 4 e 5m de comprimento com entre eixos de até 3 metros.
Como a nova geração do Kicks será feita aqui no Brasil é bem provável que a plataforma RGMP ampliada fique em outro local. Assim é mais provável que a picape seja feita em Santa Isabel, na Argentina, ao lado da Frontier de onde também sai a Renault Alaskan.
Em termos de motorização ela deve seguir o mesmo perfil para a Renault Niagara que deve estrear com o motor 1.3TCe combinado com motor elétrico e tração 4X4. Compacta, deve ter porte de 4,5m no máximo e capacidade de carga de meia tonelada.
Concorrentes
A ideia é concorrer com um segmento em ascenção como a Fiat Toro, líder do segmento, além da RAM Rampage, Ford Maverick além da Chevrolet Montana, que são utilitárias compactas com estrutura monobloco. Dessa lista só a Maverick oferece solução híbrida no momento enquanto a GM trabalha em projetos de eletrificação assim como a Stelllantis.
No entanto o lançamento efetivo como produto deve demorar. A Nissan está concentrada agora na nova geração do Kicks que deve ser apresentada este ano enquanto a picape deve ficar para o final do ano que vem.