Crossover tem configuração híbrida plug-in de 162 cv e autonomia para rodar até 50 km no modo elétrico. Por Felipe Salomão
A Mitsubishi lançou o ASX 2023 completamente renovado na Europa, onde terá uma versão híbrida plug-in de 162 cv e autonomia de 50 km no modo eletrificado. O crossover ainda utiliza a plataforma CMF-B do Renault Captur. Mas olhando ele bem de perto dá para notar que a “inspiração” vai além da plataforma pois o design traz vários elementos da linha Renault. Não há informação se a marca pretende trazê-lo para o Brasil. No entanto, a Mitsubishi privilegia modelos produzidos localmente com exceção da linha Pajero que vem do Japão. Mas a falta de acordos comerciais com a Europa podem inviabilizar o preço do novo ASX por aqui.
Em relação ao design, o Mitsubishi ASX 2023 é bem parecido com o Renault Captur europeu, uma vez que adota as mesmas lanternas dianteiras e traseiras do crossover francês. A diferença fica por conta da grade chamada de Dynamic Shield e da logomarca da empresa japonesa. As rodas são de 17 ou 18 polegadas. Por dentro, tem central multimídia disposta na vertical de 9,3 ou 7 polegadas nas versões de entrada e visual próprio mais sóbrio, típico dos carros japoneses.
O novo Mitsubishi ASX 2023 mede 4,23 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,54 m de altura. O porta-malas tem a capacidade de 332 ou 397 litros. A novidade vem equipada com piloto automático adaptativo, câmera de ré, assistente de mudança de faixas, frenagem de emergência, sensores de estacionamento, detector de ponto cegos, entre outros equipamentos.
A Mitsubishi equipou o novo ASX 2023 com motor 1.0 litro turbo, que entrega 92 cv. Mas também tem opções híbridas, sendo um híbrido leve de 1.3 litros de 142 cv e outra com motor de 1.6 litro de 147 cv. Ainda pode ser equipado com motor de 1.6 litros híbrido plug-in de 162 cv, que apenas no modo elétrico pode andar até 50 km.
Mercado Brasileiro
A Mitsubishi não deve vender a nova geração do ASX 2023 no Brasil, já que o SUV é produzido na Espanha e veículos europeus pagam altos impostos para entrar no Brasil. No entanto, uma solução poderia ser nacionalizá-lo, mas neste caso, só seria viável se a plataforma do Captur europeu fosse produzida aqui.
Atualmente, a montadora utiliza no Brasil a plataforma do Duster. Outra possibilidade seria trazer apenas a versão híbrida plug-in para garantir isenções de impostos por conta da eletrificação. Mas isso é difícil de ocorrer uma vez que seria um produto de baixo volume de produção e a Mitsubishi não tem uma estratégia clara de veículos eletrificados para o Brasil.
Vale lembrar que a Mitsubishi vende o ASX com nome de Outlander Sport desde 2020, quando passou por uma atualização visual. Em relação à motorização, o crossover tem motor de 2.0 litros de quatro cilindros, que entrega até 170 com torque de até 23 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT, que simula seis velocidades. O modelo é oferecido no site da marca por R$ 168.990 na opção HPE 2WD e por R$ 175.990 na configuração HPE AWD.
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