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Mercedes Classe A250 2.0 turbo: aceleramos o pequeno esportivo

Com tamanho de carro compacto ele surpreende pelo motor de 224cv. Por Marcos Camargo Jr

O nicho de hatches compactos é grande no Brasil mas quando se trata de modelos esportivos há poucas opções no Brasil especialmente em termos de carro esportivo. Ainda assim, fãs da marca Mercedes-Benz que apreciam desempenho de carro esporte podem optar pelo Classe A250 Vision que o AutoShow avaliou.

O Classe A nesta versão expressa a eficiência e desempenho fruto do processo de downsizing vivido em todas as marcas: o motor é um 2.0 turbo de 224cv com elevados 35,7 kgfm de torque. Associado ao câmbio 7G de dupla embreagem com sete marchas as trocas são rápidas exceto o leve delay na primeira, o A250 é empolgante apesar de ter tração unicamente dianteira.

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O motor traz comando CAMTRONIC com bom nível de resposta em todos os regimes de rotação e força de carro esportivo mesmo pesando 1.445kg, cerca de 300kg a mais que um hatch comum como Chevrolet Onix, Ford Ka e Renault Sandero por exemplo. 

Com dinâmica esportiva mesmo sem tração integral os controles eletrônicos mantém o Classe A sempre “no chão”. É uma pena que o Classe A 250 sofra nas ruas esburacadas e nas valetas onde a dianteira acaba raspando mas a dinâmica é invejável nas curvas assim como a disposição por acelerar. Com suspensão independente na frente e atrás com sistema Multilink o 250 Vision é confortável e seguro nas acelerações. 

Na parte interna a evolução da quarta geração do Classe A mostram o quanto a Mercedes-Benz tem melhorado suas novidades. Há muita qualidade no material empregado nos bancos e no painel que usam couro, plástico e metal frio o que favorecem a pegada premium do hatch.

Atrás do volante multifuncional com shift paddles, o destaque fica por conta da tela digital de 10,2´´ que na verdade são dois dispositivos em um conjunto único: painel e multimídia. 

As telas são customizáveis e é possível mudar cores, disposição dos elementos, privilegiar informações do entretenimento ou dados técnicos da condução, tudo pelo volante em um botão tátil, e, no caso da multimídia, na tela e no paddle localizado no console. Há gráficos de desempenho, consumo, modos de condução e também informações sobre o entretenimento. Com tantos itens, você quase esquece que traz ainda Apple CarPlay e Android Auto além do bluetooth. 

O sistema MBUX de comando de voz com inteligência artificial também facilita a operação. Ele responde a inúmeros comandos como ligar ar condicionado e fazer ajustes durante a condução do veículo.

Para o dia a dia um carro desta classe fica devendo itens já esperados como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, asistente de permanência em faixa e um simples sensor de fluxo cruzado mesmo contando com uma boa câmera de ré com sensores (dianteiros e traseiros) de alta definição.

Em termos de conforto é excelente para quem viaja à frente e o suficiente para quem está no banco de trás. A qualidade dos materiais é a mesma na forração das portas, no couro e na iluminação de cortesia mas ficam faltando a saída de ar condicionado traseiro e o túnel central é alto demais atrapalhando um terceiro passageiro. 

Classe A250 Vision custa R$ 206 mil com dois anos de garantia e custo de manutenção de R$ 8.170 pelas cinco primeiras revisões até os 50.000km. Antes concorrente de carros como o consagrado Golf GTI agora fora de linha, não há um concorrente direto para o Classe A nesta categoria e quem pode acelera-lo terá nas mãos um legítimo esportivo em tamanho pequeno. 

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