Modelo tem motorização elétrica de 204 cv e design arrojado. Por Felipe Salomão
A Mercedes-Benz comprovou que o Vision EQXX, apresentado no começo deste ano, pode rodar 1 mil km com uma carga na bateria, já que percorreu de Sindelfingen, na Alemanha, até a cidade de Cassis, na França. O conceito tem bateria de 100 kWh e vem equipado com motor elétrico de 204 cv. Além disso, foi desenvolvido em 18 meses e deve chegar ao mercado mundial entre 2 e 3 anos.
Segundo a marca, o teste contou com a presença de um especialista independente certificado pelo órgão europeu TÜV Süd. Em todo o percurso o modelo atingiu no máximo a velocidade de 140 km/h. No final do teste, o sedã ainda tinha 15% de bateria e poderia rodar mais 140 quilômetros. O consumo médio foi de 8,7 kWh por 100 quilômetros rodados.
O Mercedes-Benz Vision EQXX tem linhas arredondadas. A dianteira conta com um longo capô sem vincos e faróis unidos por um farol em LED. Já a traseira tem teto caído como os carros coupé, além de ter faróis finos por toda a traseira. Por dentro traz uma ampla tela de entretenimento, que ocupa todo o painel do veículo e, também, serve de painel de instrumentos. A marca ainda colocou um sistema de rede neurais, que promete melhorar a experiência do usuário, que pode ser utilizado em um metaverso. As rodas são de magnésio de 20 polegadas e os pneus foram feitos em parceria com a Bridgestone, o que melhora a performance aerodinâmica do carro elétrico.
Em relação à motorização, o Mercedes-Benz Vision EQXX vem equipado com um motor elétrico de 150 kW, o que representa 204 cv. De acordo com a marca, esse trem de força tem eficiência energética de 95% do propulsor para as rodas. Com isso, o consumo médio fica em 10 km/kWh.
Procura um modelo da Mercedes-Benz? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC