Modelo será oferecido nas versões híbridas com motor de 1.8 de 140 cv e 2.0 de 196 cv. Por Felipe Salomão
Para muitos o Corolla é carro de tiozão. Por isso, a Toyota renovou o desenho do modelo na Europa, onde será oferecido nas versões híbridas com motor de 1.8 de 140 cv e 2.0 de 196 cv. O tradicional sedã também será vendido no Brasil no próximo ano, já que a montadora anunciou um investimento de R$ 50 milhões na produção em Indaiatuba, no interior de São Paulo, para a renovação do carro por aqui.
Em relação ao visual, a traseira não teve mudanças. As principais alterações foram na dianteira, que ganhou novos nichos para os faróis de neblina, novas luzes de LED diurnas em formato de “C”. Também há uma nova grade dianteira, faróis afilados e uma barra cromada que liga as duas lanternas com a logomarca da empresa ao centro. O tamanho das rodas de liga leve não foram reveladas, mas elas têm um novo visual esportivo no formato triangular.
Por dentro, o modelo ganhou uma grande central multimídia do tipo flutuante de 10,5 polegadas com alta definição, anti-reflexo, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é digital de 12,3 polegadas, mas as versões básicas terão apenas uma tela de TFT de 7 polegadas.
O novo Toyota Corolla 2023 também passa a contar com um novo sistema híbrido de quinta geração com novo módulo de controle de potência e baterias de íon-lítio mais potentes, além de ter uma redução no sistema de 18 Kg. O sedã vem equipado com motor de 1.8 litro e outro elétrico, que juntos entregam 140 cv. Segundo a fabricante, com esse motor o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Também será oferecido com motor de 2.0 litros e outro elétrico, que entrega 196 cv. Os dados de zero a 100 km/h desse propulsor não foram revelados.
A Toyota ainda colocou o pacote de segurança T-Mate, que é o Safety Sense com outro nome. Por isso, vem equipado com alerta de carro ou ciclista em direção ao carro, assistente de direção de emergência, supressão de acelerador, entre outros equipamentos.
Corolla Cross também mudou lá fora
Não foi apenas o sedã que mudou, nos Estados Unidos. O Corolla Cross (compacto nas terras do tio Sam) ganhou um novo visual e motorização a combustão de 2.0 litros e outra elétrica, que juntos entregam 197cv com tração integral permanente AWD. Segundo a Toyota, o crossover pode fazer de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e tem o consumo médio de 15,7 km/l. A tração AWD com acionamento eletrônico.
Em relação ao visual, a dianteira traz uma ampla grade frontal no formato de trapézio, faróis afilados e novas rodas de liga leve com acabamento esportivo. A traseira não teve mudanças. Por dentro, passa a contar com uma central multimídia de 8 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O SUV ainda vem equipado com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de detecção de pedestres, frenagem de emergência automática, assistente de manutenção de faixa, entre outros equipamentos.
No caso do Crossover não há mudanças previstas para o nosso mercado e isso não deve ocorrer tão cedo. O Corolla Cross tem um ano de mercado nacional e vem crescendo nas vendas sendo o vice-líder da categoria.
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