AutoShow

Marca antiga chinesa lança carro urbano elétrico de R$ 20 mil: conheça

FAW é conhecida por sedãs e SUVs e lança carro urbano acessível na China

Divulgação FAW

A FAW é a primeira fabricante de automóveis da China tendo feito seu primeiro carro em 1956.

Hoje os tempos são outros e a FAW segue referência em modelos de luxo mas acaba de ingressar por novos segmentos e iniciou a produção Bestune, um micro carro elétrico que custa cerca de U$ 4000, ou R$20.000 em valores convertidos. 

A fábrica localizado em Yancheng acelerou a produção em série da linha Bestune (também conhecido como Besturn) que chega aos primeiros compradores dia 28 de maio.

Existem 2 versões: E311 e E541 sendo o primeiro com autonomia de 122km e outro de 170km. O micro carro tem muita aceitação no mercado chinês e não deve ser destinado a exportação. O modelo desse tipo mais popular na China é o Wuling Hongguang  Mini EV mas vários fabricantes agilizam seus projetos para atender a alta demanda. 

O Bestune mede 3,00m de comprimento, 1,52m de largura e 1,63m de altura com entre eixos de 1,95m. A força vem de um motor pequeno de 20kw ou 27cv com 8,5kgfm de torque. 

A meta da FAW é chegar ao final deste ano com 1 milhão de veículos produzidos, uma meta elevada diante de um mercado com nada menos que 31 milhões de unidades por ano em vendas na China.