Com a chegada da primavera, a tendência é que o clima comece a ficar mais seco e com isso, o aumento no calor é inevitável. Com isso, é normal o aumento do uso do ar-condicionado, principalmente quando estão dentro de um carro e para evitar possíveis doenças, é importante higienizar o ar-condicionado.
A A.M.Marcelo, oficina mecânica especializada em veículos premium alerta os consumidores a fazerem uma manutenção preventiva no sistema de ar condicionado, antes da chegada do verão. “No inverno, o uso deste equipamento é muito menor e com o passar dos meses, há um acúmulo de sujeira que causam um odor desagradável e pode causar problemas respiratórios e de pele”, afirma José Manuel Veludo, gerente da oficina.
A manutenção preventiva geralmente é feita junto com as revisões do veículo, a cada 8 mil ou 10 mil quilômetros rodados, como é orientada pelo fabricante do veículo. Mas é importante que o motorista fique de olho no item.
“Se o seu carro está com odor forte saindo do ar condicionado, muitas vezes não adianta lavar o evaporador, é preciso fazer uma higienização completa com ozônio, para eliminar o mau cheiro”, conta Veludo, que recebeu nos últimos dias uma demanda de clientes que não querem esperar o auge do verão para deixar o carro em perfeitas condições de uso.
Para melhorar ainda mais o uso do ar condicionado e evitar panes e os possíveis odores, é preciso adotar alguns cuidados especiais:
- Evite usar o ar condicionado com o veículo desligado, pois pode consumir em excesso a bateria do carro. Além disso, ao ligar o motor, espere pelo menos 1 minuto para iniciar o uso
- Ao deixar o carro no sol, não entre no carro e ligue o ar imediatamente para se livrar do calor. Nestes casos, é preciso abrir as janelas do carro e deixar o ar circular um pouco
- Ao ligar o ar condicionado, não vá para a temperatura mais fria direto, vá diminuindo aos poucos para poupar combustível.
- Ao atingir uma temperatura agradável, é indicado sempre deixar o re-circulador aberto para renovar o ar interno
- Deixou o ar desligado por muito tempo? O ideal é fazer uma manutenção preventiva para ver se está tudo certo para o uso.