Mais uma marca chinesa: GAC anuncia R$ 5,6 bilhão em investimentos no Brasil

Marca produziu 2,5 milhões de unidades em 2023 sendo a quinta maior marca do mercado chinês. Por Marcos Camargo Jr

imagem: GAC GS8 é modelo topo de linha (CarNewsChina)

A GAC é o quinto maior grupo automotivo chinês e acaba de anunciar um investimento bilionário para iniciar as operações no Brasil. Essa noite a GAC, uma das gigantes do mercado chinês, anunciou um investimento de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5,6 bilhões em valores convertidos após uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O diretor da GAC Feng Xingya divulgou uma foto ao lado de Alckmin ao anunciar os investimentos.

linha de produção (GAC Divulgação)

Hoje os principais produtos da GAC são SUVS como o GS3, GS4 e GS8 e a minivan M6 Pro além da divisão de elétricos chamada Aion. A GAC já está em países da América Latina em países como Chile e também na América Central e Caribe.

Feng Xingya e Geraldo Alckmin (GAC Divulgação)

“A China está apostando no Brasil, buscando investir e trabalhar rumo a uma parceria de cooperação e benefícios mútuos para os dois países. A GAC anuncia investimento de US$ 1 bilhão no mercado brasileiro nos próximos cinco anos”, disse a empresa em comunicado.

GAC GS3 (GAC Divulgação)

A GAC começou a produzir veículos em 2008 e hoje conta com joint ventures com Honda e Toyota sendo a quinta maior marca do mercado chinês e vendeu 2,5 milhões de carros em 2023. As ações estão listadas na bolsa de Hong Kong e Shanghai e obteve lucro de US$ 70 bilhões em 2023 e pretende chegar a 2030 a 4,75 milhões de unidades produzidas.

apresentação de novos produtos da linha GAC (GAC Divulgação)

“Nos próximos 5 anos, a GAC, junto com sua cadeia de fornecedores, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento, e armazéns para peças de reposição”, disse Feng Xingya, presidente do Grupo GAC.

linha de produção da GAC na China (GAC Divulgação)


A marca detalhou no comunicado de imprensa que é a primeira marca chinesa a ter o processo de desenvolvimento completo de seus produtos independente da motorização. A marca tem centro de pesquisa e desenvolvimento além das linhas de produção de veículos e autopeças.