Esportivo vem equipado com motor V8 de 483 cv. Por Marcos Camargo Jr
Depois de ser apresentado na Argentina e nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach 1 é lançado no Brasil. O esportivo tem traços invocados que faz alusão ao estilo original da versão de 1969. A novidade vem equipada com motorização V8 mais forte em relação ao GT e Black Shadow. Além disso, também tem uma lista derivada de modelos lendários como o próprio Shelby GT500, GT350 e Bullitt.
O Auto Show teve acesso às informações em uma coletiva de imprensa antecipada e reservada dias antes deste lançamento. Em processo de renovação da marca, a Ford prepara outras novidades e o Mach 1 chega como parte dessa estratégia ao oferecer opção esportiva pela primeira vez de forma oficial no nosso mercado.
Pacote visual esportivo
Visualmente o Mach 1 se distingue pelo pára-choque aerodinâmico, as listras no capô, rodas, aerofólio e outros itens exclusivos. Internamente as referências ao modelo original continuam presentes no estilo dos bancos em couro e no emblema do painel específico do modelo.
Motor mais forte
O motor V8 5.0 tem 483cv e 57,7kgfm de torque, 17cv a mais que a versão Black Shadow por exemplo, acoplado ao câmbio automático de dez velocidades (não há opção de câmbio manual), com novo conversor de torque e segundo radiador de óleo para melhorar a performance. A suspensão adaptativa Magneride tem calibração específica para o Mach1 com barra estabilizadora redimensionada e buchas do Shelby GT500.
Do modelo mais forte também são herdados o defletor traseiro, spoiler, ponteira do escapamento e sistema de arrefecimento do diferencial traseiro. E vai além. Segundo a Ford a nova grade e novo defletor dianteiro melhoram o fluxo de ar para o resfriamento do sistema e são herdados do Bullitt assim como a barra anti torção do cofre do motor.
Outra melhoria são dos itens herdados do GT350 como o coletor de admissão, corpo de borboleta maior (para entrada de ar no sistema de alimentação) e radiador da transmissão.
Segurança e tecnologia
Apesar da herança vintage o Mach 1 traz itens de auxílio à condução e conectividade bem atualizados. Traz alerta de colisão e frenagem automática, assistente de permanência em faixa e conjunto com oito airbags, controles de tração e estabilidade, freio a disco Brembo (dianteiro) com pinças de alumínio redimensionadas, sensor de ponto cego, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento com câmera de ré entre outros itens.
Para a conectividade o Mach 1 tem painel digital de 12 polegadas customizável, escapamento com ajuste de ronco (4 modos incluindo o “pista”, mais aberto), controle de modos de condução com sete configurações o som Bang&Olufsen atua com a multimídia que usa o sistema Sync 3 e conexão com Apple CarPlay e Android Auto e conjunto de 12 alto falantes de 1.000 watts além de subwoofer de oito polegadas.
O novo Mach 1 está disponível na rede de revendedores Ford pelo valor único de R$ 499 mil. Apesar de tratar o Mach 1 como uma versão limitada a Ford não especificou quantas unidades do carro estarão disponíveis no mercado brasileirinho. Pelo visto a demanda é que irá dizer qual o apetite dos consumidores por um modelo mais exclusivo.
Procura um Ford Mustang? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC