Já produção no mês passado teve alta de 5,6% contra agosto deste ano. Por Felipe Salomão
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No mês de setembro foram comercializados 155,1 mil carros, o que representa queda de 10,3% contra agosto passado, que teve 172,8 mil veículos emplacados. Se comparar com setembro de 2021 a queda é de 24,3%, uma vez que naquele período foram licenciados 207,7 mil automóveis. Já a produção teve 173,3 mil unidades fabricadas no mês passado, o que gerou alta de 5,6%, contra agosto, que teve 164 mil unidades produzidas. Veja os números de setembro. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.
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Em relação ao acumulado do ano, ou seja, entre janeiro e setembro foram vendidos 1,57 milhão, o que representa alta de 14,8% contra 2020, que teve 1,3 milhão de unidades comercializadas. Já as linhas de montagem produziram 1,64 milhão de veículos, o que gerou alta de 24% ante o mesmo período do ano passado, quando saíram das fábricas 1,33 milhão de unidades.
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Os números das exportações também não foram bons, uma vez que saíram do país 23,6 mil carros em setembro, o que apresenta queda de 22,5% contra setembro do ano passado, quando 30,5 mil carros foram exportados do país. Se comparar com agosto deste ano, que teve 29,4 mil automóveis levados para fora do país, a queda é de 19,7%. Já no acumulado do ano deixaram o Brasil 277 mil carros entre janeiro e setembro, o que apresenta alta 33,8%, contra o mesmo período do ano passado, quando foram exportados 207 mil veículos. Os empregos criados pelas fabricantes de veículos automotores se manteve estável com 103 mil postos de trabalho.
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De acordo com a associação, foram vendidos 24.153 mil carros híbridos e 1.423 veículos elétricos no país, o que gera um total de 22.730 veículos híbridos e eletrificados. Esses números são referentes ao acumulado do ano, que teve alta de 1,6% contra o mesmo período de 2020, quando foram vendidas 19.745 unidades.
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Além disso, a entidade preferiu mostrar duas possibilidades de previsão de vendas e, também, de produção. Segundo a associação, em um cenário mais conservador devem ser produzidas 160 mil unidades mensais até o final deste ano, o que representará 2,1 milhões de veículos produzidos, o que deve gerar crescimento de 6%. Já em um cenário mais ousado, em que saíam das linhas de montagem 190 mil carros por mês, a fabricação de automóveis deve fechar com 2,2 milhões, o que pode gerar uma alta de 10%.
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Com isso, os emplacamentos também passam a ter duas previsões. A primeira mais conservadora deve fechar o ano com 2 milhões de licenciamentos, o que pode representar queda de 1%. Em outro cenário, esse número pode ser de 2,1 milhões de automóveis vendidos, o que representa alta de 3%.
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