Big Trail está à venda em duas versões com preço inicial de R$ 57 mil e novas tecnologias. Por Marcos Camargo Jr
Antes da II Guerra Mundial a Triumph já tinha estabelecido uma marca importante no concorrido mercado europeu. A Triumph Tiger 70 (350cc) e 80 (500cc) eram modelos desejados pela esportividade mesmo com seus parcos 20cv à época. Veio a Guerra, a marca ressurgiu e se diversificou e mesmo com tantas crises a linhagem Tiger continua fazendo fãs pelo mundo. Agora a marca dá mais um passo ao oferecer com fabricação nacional a Tiger 900.
Ela substitui a antiga 800 com mais tecnologia que vai muito além da tela TFT de sete polegadas que se conecta a um aplicativo. Mesmo mantendo seus 95cv o motor – que cresceu – o rendimento e torque foram ampliados.
A suspensão também melhorou nas duas versões. Na GT Pro há um conjunto Marzocchi (177 mm na dianteira e 186mm na traseira onde há monoamortecedor na GT. A versão Rally tem com 238mm de curso na dianteira e 228mm na traseira com conjunto Showa. O tanque agora comporta 20 litros e há radiador duplo para melhorar o resfriamento do motor três cilindros.
O chassi em treliça modular é 5kg mais leve, há freios ABS com controle de tração e atuação nas curvas, solução comum Aos dois modelos: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e a Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00). Os preços valem para o lote inicial de 70 unidades e depois serão ajustados segundo a montadora.
Motos de longo curso e história
Depois de 1937 as duas Tiger foram descontinuadas para uso civil por conta da II Guerra Mundial que começou em 1939. Neste ano a marca inglesa chegou a lançar a famosa Tiger 100 com motor de 500cc de dois cilindros. A Triumph foi destruída pela Alemanha nazista e só voltou ao mercado em 1946 e a Tiger 100 foi fabricada até 1973.
Apesar da história iniciada nos anos 1930 a Triumph iniciou sua trajetória em 1902 e cinco anos depois já fazia sucesso em pistas de corrida e ralis na Europa.
Ainda nos anos 1950 a marca ampliava o portfólio explorando cilindradas mais elevadas como a Tiger 110 com 650cc e a Tiger Cub de 250cc. Na década seguinte as séries especiais tinham tecnologia avançada e eram cada vez melhores como a Tiger Daytona T100 R de 490cc e 41cv. Com a TR7 Tiger a Triumph fazia fama nos Estados Unidos e ampliava sua gama avançando sobre modelos custom dando origem a família Bonneville de 750cc e 49cv já em 1973.
A primeira Bigtrail da marca surgiu em 1981: a Triumph Tiger Trail que tinha motor de 750cc e que fez sucesso no Rally Paris Dakar. O brilho das motocicletas de longo curso nunca mais deixaram o portfólio da Triumph.