AutoShow

Kombi Corujinha e ID.Buzz mostram conexão da Volkswagen com o passado da marca em SBC

Em uma temporada pelo país, o ID.Buzz 100% elétrico, também conhecido como “Kombi elétrica”, passa por testes de validação e viabilidade no país

Marca registrou o encontro entre dois ícones. Por Marcos Camargo Jr.

ID.Buzz já foi mostrada no Brasil, mas ainda não teve o lançamento confirmado

Em uma temporada pelo país, o ID.Buzz 100% elétrico, também conhecido como “Kombi elétrica”, passa por testes de validação e viabilidade no país. A Volkswagen aproveitou a oportunidade e registrou a novidade ao lado de uma Kombi luxo 1961, que faz parte do seu próprio acervo.

Modelo clássico nacional foi fabricado em 1961

Vale lembrar que até agora a Volkswagen não confirma o lançamento do ID.Buzz no Brasil (veja o motivo no final desta matéria). Separadas por mais de 60 anos, as duas Kombis mostraram também as diferenças de propostas ao longo desse tempo e criam uma conexão com os clientes tradicionais e com clássicos da marca.

Kombi elétrica faz uma nova leitura da versão Luxo de 1961

Vale lembrar que a Kombi teve a produção iniciada em 1957 justamente na fábrica Anchieta onde ocorreu o “encontro” embora as primeiras unidades tenham vindo da Alemanha em lotes importados já em dezembro de 1950. Três anos depois ela já era montada aqui com peças importadas.

ID.Buzz mede 4,71m de comprimento, com 1,99m de altura e 2,98m de entre eixos

O modelo das fotos foi fabricado em 1961 e corresponde a uma versão Luxo, destinado ao uso familiar no tempo em que as famílias eram numerosas e, décadas depois, foi recomprado e restaurado pela Volkswagen na linha de produção da Kombi, cuja produção foi encerrada em dezembro de 2013.

Modelo clássico nacional foi fabricado em 1961 na fabrica paulista

Uma das curiosidades do modelo 1961 é que as versões luxo não tinham diferenciação de número de chassi. O motor ainda era o 1200cc de 36cv, e neste ano estreava nova alavanca do freio de estacionamento além de mercador de combustível, item que não estava disponível nos anos anteriores.

Modelo tinha motor de 1200cc, que entregava 36cv

Já o ID.Buzz participou de eventos internos foi exibida ao público durante o Rock in Rio. Na Europa o ID.Buzz tem motor APP 310 elétrico de 204cv e 31,6 kgfm com conjunto de baterias de íons de lítio de 77 kWh suficiente para rodar 420km por recarga.

Versões luxo não tinham diferenciação de número de chassi

Com pintura saia-e-blusa, tal qual o modelo antigo, sendo uma na cor Lime Yellow e outra em Leaf Green, o ID.Buzz deve participar de uma “rodada de testes de engenharia”, além de “exposições e encontros com diversos públicos e clientes em potencial” diz a marca que ainda não confirmou o lançamento da novidade.

Painel tem semelhança com os demais modelos eletrificados da marca

E o ID.Buzz: será lançado aqui?
E por enquanto a Volkswagen não terá pressa de lançar a Kombi Elétrica no país por um motivo: a pré-venda vendas na Europa está suspensa após 10.000 pedidos, praticamente todo o volume previsto é que será produzido até pelo menos o primeiro trimestre de 2023.

Procura uma Volkswagen Kombi? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC