Marca registrou o encontro entre dois ícones. Por Marcos Camargo Jr.
Em uma temporada pelo país, o ID.Buzz 100% elétrico, também conhecido como “Kombi elétrica”, passa por testes de validação e viabilidade no país. A Volkswagen aproveitou a oportunidade e registrou a novidade ao lado de uma Kombi luxo 1961, que faz parte do seu próprio acervo.
Vale lembrar que até agora a Volkswagen não confirma o lançamento do ID.Buzz no Brasil (veja o motivo no final desta matéria). Separadas por mais de 60 anos, as duas Kombis mostraram também as diferenças de propostas ao longo desse tempo e criam uma conexão com os clientes tradicionais e com clássicos da marca.
Vale lembrar que a Kombi teve a produção iniciada em 1957 justamente na fábrica Anchieta onde ocorreu o “encontro” embora as primeiras unidades tenham vindo da Alemanha em lotes importados já em dezembro de 1950. Três anos depois ela já era montada aqui com peças importadas.
O modelo das fotos foi fabricado em 1961 e corresponde a uma versão Luxo, destinado ao uso familiar no tempo em que as famílias eram numerosas e, décadas depois, foi recomprado e restaurado pela Volkswagen na linha de produção da Kombi, cuja produção foi encerrada em dezembro de 2013.
Uma das curiosidades do modelo 1961 é que as versões luxo não tinham diferenciação de número de chassi. O motor ainda era o 1200cc de 36cv, e neste ano estreava nova alavanca do freio de estacionamento além de mercador de combustível, item que não estava disponível nos anos anteriores.
Já o ID.Buzz participou de eventos internos foi exibida ao público durante o Rock in Rio. Na Europa o ID.Buzz tem motor APP 310 elétrico de 204cv e 31,6 kgfm com conjunto de baterias de íons de lítio de 77 kWh suficiente para rodar 420km por recarga.
Com pintura saia-e-blusa, tal qual o modelo antigo, sendo uma na cor Lime Yellow e outra em Leaf Green, o ID.Buzz deve participar de uma “rodada de testes de engenharia”, além de “exposições e encontros com diversos públicos e clientes em potencial” diz a marca que ainda não confirmou o lançamento da novidade.
E o ID.Buzz: será lançado aqui?
E por enquanto a Volkswagen não terá pressa de lançar a Kombi Elétrica no país por um motivo: a pré-venda vendas na Europa está suspensa após 10.000 pedidos, praticamente todo o volume previsto é que será produzido até pelo menos o primeiro trimestre de 2023.
Procura uma Volkswagen Kombi? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC