Crossover vem equipado com motores híbrido de 230 cv e híbrido plug-in de 264 cv. Por Felipe Salomão
O novo Kia Sportage 2022, que já tinha sido apresentado oficialmente na Coreia do Sul, foi lançado no mercado europeu, onde será menor do que o modelo vendido no país oriental. O SUV vem equipado com motorização híbrido de 230 cv e híbrido plug-in de 264 cv. Já o mercado brasileiro deve recebê-lo apenas no próximo ano.
A nova geração tem design arrojado com faróis em formato pontiagudo e luzes diurnas em LED que são semelhantes a um bumerangue. A grade frontal é ampla, mas sem perder o famoso desenho Tiger Face. A lateral do veículo é limpa, o que destaca são as rodas de liga leve que podem ser 17, 18, 19 polegadas.
Já a traseira tem lanternas em LED que sobrepõem a tampa do porta-malas. Além disso, há lanternas de neblina mais abaixo e o novo logotipo da marca bem ao centro da tampa do porta-malas.
Por dentro, o modelo tem uma ampla tela de LCD, o que lembra os modelos da Mercedes-Benz. Neste grande display o motorista tem acesso ao painel de instrumentos e a central multimídia. O interior ainda conta com acabamento em couro, madeira e metal.
Em relação ao tamanho, o Sportage “europeu” tem 4,515 m de comprimento ante os 4,660 m da versão vendida para os sul-coreanos. O entre-eixos também é menor, já que a configuração europeia tem 2,680 m e a oferecida no país oriental tem 2,755 m.
A motorização pode ser híbrida plug-in PHEV com motor turbo 1.6 T-GDI e com outro elétrico de 66,9 kW, que juntos entregam 265 cv. Também tem a opção híbrida HEV de 230 cv. A marca também venderá o utilitário esportivo com um trem de força com sistema híbrido-leve de 180 cv. O mercado europeu ainda contará com propulsor diesel de 1.6 litro, que rende 115 e 136 cv. A transmissão pode ser automática de sete velocidades ou manual de seis marchas.
Procura um Kia Sportage? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC