Jeep Commander Overland troca motor diesel: veja detalhes e preço

SUV de sete lugares agora tem 200cv na versão turbodiesel 4X4. Por Marcos Camargo Jr

Stellantis Divulgação

A Jeep lança hoje o Commander Overland passa a usar o motor 2.0 turbo usado no Brasil desde 2015 no Renegade para adotar o 2.2 turbodiesel de 200cv e 45kgfm de torque. Trata-se do mesmo motor que estreou ano passado na Rampage e agora ganha espaço no portfólio da Stellantis com o SUV na Jeep. O Commander Overland 2.2 estreia em versão única por R$ 309,9 mil com cinco anos de garantia e complementa as demais versões com motor 1.3 T270 e 2.0 Hurricane. 

Nova versão topo de linha 

A nova versão Overland é a topo de linha do Commander sete lugares e traz teto solar panorâmico, multimídia de 10 polegadas, tela digital de 10,2”, carregador de celular sem fio, Park assist, bancos elétricos dianteiros, pacote ADAS nível 2 (calibração que surgiu ano passado com o Commander e Compass Hurricane) 

 Motor europeu 2.2 

O motor 2.2 europeu é feito na Europa como o Multijet chamado “Patrola Serra”, uma referência à cidade Itália onde está a Fabbrica Motori Automobilistici (FMA) da Stellantis já com a calibração para atender o Proconve L8. 

O novo motor tem 18% mais torque e 17% mais potência. No SUV a velocidade máxima é 205km/h (o anterior chegava a 197km/h) e 0-100km/h em 9,7s. A relação peso potência é de 9,7kg/cv, ganho de 15% em relação ao anterior 2.0 Multijet. O consumo do Jeep Commander 2.2 diesel chega a 10,3km/l na cidade e 13,4km/l na estrada.  

Alem do novo motor o Commander traz novo sistema de arrefecimento, sistema de exaustão e aspiração. O motor tem injeção direta de combustível a 2000bar, coletor de admissão com swirl variável, intercooler refrigerado entre outras novidades.  

 Vendas do Commander 

A Stellantis vendeu 63 mil unidades do Commander desde 2021. Segundo a marca 81% dos consumidores de SUVs diesel usam seus veículos em situações off road e 32% deles rodam mais de 10.000km por ano sendo que 45% moram no Norte e Nordeste. No segmento de modelos médios ao 3% são versões diesel mas no segmento de modelos grandes como no Commander 20% são equipados com esse tipo de motor.  

Agora o Commander oferece três motorizações: T270 1.3 flex, Hurricane 4 com 272cv a gasolina e agora o novo motor 2.2 turbodiesel. A versão Overland turbodiesel 2025 custa R$ 309,9 mil com cinco anos de garantia e bônus de R$ 20 mil para veículos oferecidos na troca por um Commander zero quilômetro na rede Jeep.