Jaguar recebe críticas após polêmico “rebranding”

Marca usa cores vivas, abandona felino e promete lançamentos mas público critica. Por Marcos Camargo Jr

A tradicional marca inglesa Jaguar anunciou na última semana semana um novo logotipo e uma mudança radical em sua proposta visual além de uma nova estratégia de produtos elétricos.

A marca anunciou uma campanha com um simplificado logo script arredondado com o nome “Jaguar” e um desenho que aposta nas cores vivas além de novos produtos elétricos. Mas a ideia dividiu opiniões na internet. 

Na rede social Facebook o post oficial da Jaguar teve 4.000 curtidas mas 2.500 reações foram negativas. Apenas 600 foram positivas à mudança. Tudo isso apenas no primeiro dia.

Com uma proposta mais moderna, a ideia é deixar o felino um pouco mais distante para adotar um novo logo script mais simplificado. Em um vídeo na internet fica clara a intenção de buscar um público mais jovem e conectado. 

Dentro da nova estratégia, a marca quer lançar três modelos novos até 2030 sempre com motor 100% elétrico.  Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para o público contemporâneo”, diz Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar.

A Jaguar usava no início o perfil do felino de frente até que nos anos 1980 passou a usar o logotipo de lado, tendência que permaneceu até os dias de hoje. 

“Este é um recomeço completo. A Jaguar foi transformada para resgatar sua originalidade e inspirar uma nova geração”, comenta Rawdon Glover, CEO da Jaguar.

Agora veremos como serão mostrados os novos produtos dentro de um novo apelo de eletrificação que a marca precisa neste novo momento.