utilitária tem boa relação custo benefício mas importadora tem só 5 concessionárias. Por Marcos Camargo Jr
A JAC Motors pelo visto desistiu de vender apenas carros elétricos. Depois de um período de pré venda por R$ 239,9 mil para os primeiros 1.000 clientes a picape Hunter tera preço normal de R$ 259,9 mil. É interessante contando que esse segmento modelos topo de linha já custam em média R$ 335 mil. Mas é o suficiente incomodar grandes rivais?
Design reforçado
Com seu estilo superlativo a Hunter tem grade dianteira escurecida que deixa os faróis de LED “pequenos” e ampla dianteira que é seu destaque. A caçamba e cabine seguem perfil comum de outras picapes se esforçando para parecer maior do que é.
Dimensões da Hunter
A Hunter se destaca pelas medidas superlativas com altura de 1,92 metro, comprimento de 5,33 m, largura de 1,96 m e entre-eixos de 3,11 m. Já sua capacidade de carga é de 1.400 kg. É a maior da categoria.
Para reboque, a Hunter tem capacidade de 3.200 kg, que decaem para 1.800 kg quando a picape está totalmente carregada. Também é um número animador ainda a ser testado em um futuro contato mais longo com a Hunter.
A Jac Hunter traz itens de série como estribos, rack e santantônio. A lista de itens de série inclui teto solar, painel de LCD colorido de 7 polegadas, central multimídia de 13 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay), poltronas dianteiras com ajustes elétricos, direção elétrica com modos personalizáveis (Normal, Conforto e Esportivo), sistema de som com oito alto-falantes, freio eletrônico com Auto Hold, iluminação ambiente de LEDs, ar-condicionado digital, retrovisores rebatíveis eletricamente e seis airbags, além de acabamento de couro marrom no painel e nos bancos.
Motor 2.0 turbodiesel
A Jac Hunter é equipada com motor 2.0 turbodiesel de 191cv de potência e 46,9 kgfm de torque disponíveis a 1.500 rpm com câmbio automático de oito marchas ZF e tração 4×4.
A transmissão tem opções 4×2 (traseira), 4×4 High (integral) e 4×4 Low (reduzida) e há quatro modos de condução; Normal, Esporte, Econômico e Lama. O 0-100km/h é feito em não animadores 11,9s.
Os discos de freio são ventilados nas quatro rodas, assim como o sistema de freio de estacionamento eletrônico, também foram herdados da versão elétrica que vai chegar em 2025.
Primeiro contato
Ao primeiro olhar, a JAC Hunter impressiona e muito pelo porte ativo. Também causar uma boa impressão à sua montagem e o acabamento que mescla partes em plástico, soft touch e bancos em couro sem dever nada para uma picape tradicional. Fator que chama bastante atenção interna é a central multimídia de 13 polegadas vertical com conectividade aos sistema Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas via cabo USB do tipo A.
Vale o disclaimer: a Hunter tem uma rodagem confortável para a estrada e um curso de suspensão que parece adequado para a sua classe. O ruído do motor diesel também é bastante aceitável o que mostra uma boa construção neste primeiro contato. No entanto, os números de desempenho não são animadores e a proposta da Hunter parece ficar mesmo no quesito carga e suspensão. Sua aceleração é um pouco mais lenta nivelada a uma pick-up média de entrada como uma Nissan Frontier ou uma Fiat Titano que aliás custam o mesmo que a Hunter em suas versões tipo de linha.
No espaço, a Hunter é generosa especialmente atrás e parece maior que as concorrentes. Na frente tem desenho bonito mas um acabamento com certo tom de exagero. Basta olhar para as muitas molduras, encaixes no console e no tabelier do painel.
Por enquanto, em versão única, a JAC Hunter HD 4×4 tem preço de lançamento de R$ 239.900. A previsão da Jac é que chegam mais duas versões da picape com motor diesel, mas sem informação adicional bem como do elétrico Yiwei 3.
A picape conta com 8 anos de garantia o que é um destaque mas hoje com poucos pontos de venda pode ser que não tenhamos uma decolagem da Jac neste segmento. Não com uma rede tão restrita ainda que seja um produto competitivo.