Marca do grupo SHC quer entrar no segmento de ônibus elétricos a bateria com quatro modelos. Por Marcos Camargo Jr
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O Grupo SHC tem mais de 30 anos de atividades no setor automotivo. Com a Jac Motors desde 2011, o grupo do empresário Sérgio Habib anunciou esta semana em São Paulo a entrada da marca ANKAI, da própria Jac, no segmento de ônibus urbanos.
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A ANKAI tem estrutura própria na China com capacidade para fazer até 20.000 veículos por ano entre modelos urbanos, micro ônibus, escolares e rodoviários.
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O foco da ANKAI está na troca de veículos diesel por modelos elétricos a bateria, necessidade em boa parte das capitais brasileiras. Só em SP, a SPTrans precisa incorporar 2,4 mil ônibus elétricos à frota da capital pois segundo a lei 16.802 a cidade não pode mais adquirir ônibus diesel e até agora só 50 veículos elétricos foram entregues por aqui e há uns poucos trolebus com rede aérea funcionando.
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“Trouxemos os primeiros modelos 100% elétricos da JAC Motors em 2019, e imediatamente assumimos a liderança nas vendas de caminhões 100% elétricos, que são vistos corriqueiramente nos grandes centros urbanos do Brasil. Temos exatos 87% de todas as vendas realizadas de 2020 a 2023. E é também apoiada nessa vocação urbana que resolvemos investir nos ônibus 100% elétricos da Ankai”, explica o presidente do Grupo SHC e da Ankai do Brasil, Sergio Habib.
Quatro modelos
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Os ônibus da ANKAI estarão disponíveis em quatro opções e terão motor elétrico de 252 a 333cv com autonomia de até 350km alimentados por baterias de íon-lítio da CATL com sistema de regeneração que são instaladas em locais isolados do compartimento de passageiros, sendo nas laterais ou no teto.
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Como forma de dar “grife” aos ônibus chineses, a ANKAI divulgou que os motores elétricos são Dana, a caixa de direção é fornecida pela Bosch, ar-condicionado é da Valeo e da Songz. Já o módulo ABS e sistema pneumático de suspensão é da Wabco.
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Versões de ônibus apresentados pela ANKAI
OE-6 (Micro, 6 metros) – 190 kW (258 cv) de potência e 1.900 Nm (193,9 kgfm) de torque máximo. A bateria pode ser oferecida de 141 kWh a 210 kWh de capacidade máxima de carga.
OE-8 (Mini, 8 m) – 200 kW (272 cv) de potência e 2.500 Nm (255,1 kgfm) de torque máximo. A bateria pode ser oferecida de 210,6 kWh a 282 kWh de capacidade máxima de carga.
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OE-10 (Midi, 10 m) – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A bateria pode ser oferecida de 281,9 kWh a 338,4 kWh de capacidade máxima de carga.
OE-12 (Urbano, 12 m) – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A bateria pode ser oferecida de 300,8 kWh a 422,9 kWh de capacidade máxima de carga.