AutoShow

IPVA mais “barato” Em SP? É o carro perdendo valor

Conheça os motivos pelos quais seu imposto ficará 3,5% menor em 2020. Por Marcos Camargo Jr

A Secretaria da Fazenda de São Paulo anunciou que neste ano o Imposto Sobre Veículos Automotores ficará cerca de 3,5% menor no próximo ano. O governo estadual também adiantou que as alíquotas estão disponíveis para consulta. Boa notícia? Saiba porque o IPVA do seu carro vai cair.

Primeiro: a alíquota do IPVA não terá alterações no próximo ano. Seguirá sendo 4% ao ano sobre o valor venal do veículo em todo o estado de São Paulo. O valor varia de estado para estado mas os paulistas pagam 4% sobre o valor do carro durante 20 anos. Após esse período, estão isentos.

Segundo: os carros estão valendo menos. O valor calculado pela Secretaria da Fazenda leva em conta a pesquisa de preços feita pela famosa tabela FIPE. Essa pesquisa mostrou que os carros perderam cerca de 3,97% do valor este ano. Utilitária perderam um pouco mais: 4,17%, ônibus 3,8%, motos 2,27% e caminhões 2,39%.

Portanto o valor do IPVA vai cair, o que é uma boa notícia. Mas o preço vai cair na proporção que seu carro vai desvalorizar. Isso deve se refletir no preço dos carros usados que tendem também a ser mais baixos.

A frota do estado de São Paulo tem 25,8 milhões de veículos sendo que boa parte deles, 17,5 milhões recolhem o IPVA. O imposto rende 16,9 bilhões aos cofres estaduais mas metade desse montante fica com os municípios.

Quer anunciar seu carro no maior feirão do Brasil? O AutoShow promove encontros semanais aos domingos reunindo cerca de 6.000 veículos no Anhembi e ABC. Veja as opções de anúncio e garanta seu ingresso para ir ao Feirão domingo.