SUV líder vem bem equipado porém é mais caro que todos os crossvers concorrentes com motor 1.0 turbo. Por Marcos Camargo Jr
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.34-1024x768.jpeg)
O Hyundai Creta é o SUV compacto líder em vendas tomando o posto que já pertenceu ao Chevrolet Tracker e ao Volkswagen T-Cross em 2023. Mesmo com visual que divide opiniões, a resistência mecânica, os cinco anos de garantia e boa lista de equipamentos fazem dele o campeão de vendas no varejo e hoje são nada menos que oito versões do Hyundai Creta à venda no mercado (veja abaixo preços e versões da linha 2024). Avaliamos hoje o Creta Platinum Safety que estreou em setembro por R$ 158,9 mil.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/hyundai_creta_992_edited-750x450-1.jpg)
O Platinum Safety foi criado com mais itens de série especialmente de segurança mas sem o acabamento do N Line e motor 1.0 turbo. O visual que divide opiniões é o mesmo da Safety que já conhecíamos desde 2021 quando o Creta foi reestilizado completamente.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.37-1-1024x768.jpeg)
O que essa versão acrescenta? Basicamente o Creta Platinum Safety traz o pacote de segurança Smartsense com funções como frenagem automática (FCA), assistente de permanência e centralização em faixa (LFA e LKA), farol alto adaptativo (HBA) e detector de fadiga (DAW).
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Hyundai-Creta-2023-1024x576.jpg)
Outros itens já presentes na versão Safety como Smart Camera 360º, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, banco em couro sendo o do motorista com ventilação e seletor de modo de direção também são destaques da versão Platinum Safety.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.40-1024x768.jpeg)
As características de montagem do Creta seguem as mesmas com ótimo encaixe das peças, sem rebarbas ou falhas porém somente os apoios de braço laterais são macios ao toque. Painel e outras superfícies usam um plástico texturizado.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.38-2-1024x768.jpeg)
O Creta se destaca pela modernidade nos comandos, o painel digital de boa resolução e câmeras ao acionar as setas para os dois lados projetadas no cluster e a multimídia grande com display de 10,25”, porém exige cabo para conectar com o Android Auto e Apple CarPlay. Há câmera e sensor de ré de boa qualidade no equipamento.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.40-1-1024x768.jpeg)
O motor é o 1.0 TGDI de três cilindros com 120cv e 17,5 kgfm a 1.500 rpm associado ao câmbio automático de 6 marchas. Testamos o Creta mais equipado e com motor 1.0 turbo que traz apenas a modificação dos itens de segurança a mais.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.38-1024x768.jpeg)
Com a motorização já conhecida, o Creta é ágil nas saídas urbanas, tem bom ruído a bordo e conforto além de visibilidade para a sua proposta e ótima porta malas de 422 litros. O motor é bom provando sua longevidade sendo aplicado no HB20 há mais de 10 anos com mínimas mudanças. O câmbio também aproveita bem a potência disponível. No entanto, na estrada requer atenção pela potência limitada e retomadas que podem ficar devendo força especialmente com o carro carregado. A velocidade máxima é de 180km/h e o 0-100km/h é feito em 11,5s. O foco dessa motorização está mesmo nas saídas urbanas e no uso eventualmente rodoviário.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.38-1-1024x768.jpeg)
Ficha técnica e consumo do Creta 1.0 TGDI
Nas dimensões o Creta Platinum Safety 2024 mantém os 4,30m de comprimento, 1,79m de largura, 2,62m de entre eixos e 1,63m de altura. O consumo com etanol varia entre 8,2km/l e 8,9km/l enquanto com gasolina varia entre 12 e 12,2km/l. Durante o nosso teste o consumo combinado ficou em 8km/l com etanol.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.36-1024x768.jpeg)
Manutenção, revisões e seguro
O Creta se mostra bastante robusto com fama de boa mecânica e valorização na revenda. O lreco somado das seis primeiras revisões (até 60.000km) do Creta 1.0 TGDI na rede Hyundai Motor Brasil é de R$ 4.551,55 e o valor médio do seguro para esse SUV é de R$ 3.826,00 para um perfil médio por volta de 40 anos que dirige em São Paulo ou no Distrito Federal. O preço do Hyundai Creta Platinum Safety custa R$ 158.890, elevado se comparado com os rivais mais com diferencial da garantia de cinco anos que nenhum competidor irá oferecer na categoria exceto o Caoa Chery Tiggo 5X. A versão avaliada custa R$ 165 mil acrescentando o teto solar elétrico ao SUV da Hyundai.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-19-at-11.18.39-1024x768.jpeg)
Creta Comfort 1.0T AT6 R$ 135.390
Creta Comfort Plus 1.0T AT6 R$ 135.890
Creta Limited 1.0T AT6 R$ 146.390
Creta Platinum 1.0T AT6 R$ 157.390
Creta Platinum Safety 1.0T AT6 R$ 158.890
Creta Platinum 1.0T AT6 (teto solar) R$ 165.590
Creta N Line 1.0T AT6 R$ 174.090
Creta Ultimate 2.0 AT6 R$ 179.890