Hyundai Creta 1.0TGDI: veja avaliação da versão Platinum Safety e todos os preços e versões

SUV líder vem bem equipado porém é mais caro que todos os crossvers concorrentes com motor 1.0 turbo. Por Marcos Camargo Jr

Creta Platinum Safety 2024 (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

O Hyundai Creta é o SUV compacto líder em vendas tomando o posto que já pertenceu ao Chevrolet Tracker e ao Volkswagen T-Cross em 2023. Mesmo com visual que divide opiniões, a resistência mecânica, os cinco anos de garantia e boa lista de equipamentos fazem dele o campeão de vendas no varejo e hoje são nada menos que oito versões do Hyundai Creta à venda no mercado (veja abaixo preços e versões da linha 2024). Avaliamos hoje o Creta Platinum Safety que estreou em setembro por R$ 158,9 mil.

Foto: Hyundai Divulgação

O Platinum Safety foi criado com mais itens de série especialmente de segurança mas sem o acabamento do N Line e motor 1.0 turbo. O visual que divide opiniões é o mesmo da Safety que já conhecíamos desde 2021 quando o Creta foi reestilizado completamente.

painel digital de 7,5´´ e multimídia de 10,25´´ (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

O que essa versão acrescenta? Basicamente o Creta Platinum Safety traz o pacote de segurança Smartsense com funções como frenagem automática (FCA), assistente de permanência e centralização em faixa (LFA e LKA), farol alto adaptativo (HBA) e detector de fadiga (DAW).

foto Hyundai Motor

Outros itens já presentes na versão Safety como Smart Camera 360º, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, banco em couro sendo o do motorista com ventilação e seletor de modo de direção também são destaques da versão Platinum Safety.

acabamento tem bons encaixes e texturas no interior (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

As características de montagem do Creta seguem as mesmas com ótimo encaixe das peças, sem rebarbas ou falhas porém somente os apoios de braço laterais são macios ao toque. Painel e outras superfícies usam um plástico texturizado.

Painel combina texturas plásticas mas couro fica só nas portas (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

O Creta se destaca pela modernidade nos comandos, o painel digital de boa resolução e câmeras ao acionar as setas para os dois lados projetadas no cluster e a multimídia grande com display de 10,25”, porém exige cabo para conectar com o Android Auto e Apple CarPlay. Há câmera e sensor de ré de boa qualidade no equipamento.

Motor 1.0 turbo sem alterações (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

O motor é o 1.0 TGDI de três cilindros com 120cv e 17,5 kgfm a 1.500 rpm associado ao câmbio automático de 6 marchas. Testamos o Creta mais equipado e com motor 1.0 turbo que traz apenas a modificação dos itens de segurança a mais.

Câmbio automático de seis marchas e freio eletrônico (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Com a motorização já conhecida, o Creta é ágil nas saídas urbanas, tem bom ruído a bordo e conforto além de visibilidade para a sua proposta e ótima porta malas de 422 litros. O motor é bom provando sua longevidade sendo aplicado no HB20 há mais de 10 anos com mínimas mudanças. O câmbio também aproveita bem a potência disponível. No entanto, na estrada requer atenção pela potência limitada e retomadas que podem ficar devendo força especialmente com o carro carregado. A velocidade máxima é de 180km/h e o 0-100km/h é feito em 11,5s. O foco dessa motorização está mesmo nas saídas urbanas e no uso eventualmente rodoviário.

multimídia horizontal com câmera de boa qualidade (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Ficha técnica e consumo do Creta 1.0 TGDI

Nas dimensões o Creta Platinum Safety 2024 mantém os 4,30m de comprimento, 1,79m de largura, 2,62m de entre eixos e 1,63m de altura. O consumo com etanol varia entre 8,2km/l e 8,9km/l enquanto com gasolina varia entre 12 e 12,2km/l. Durante o nosso teste o consumo combinado ficou em 8km/l com etanol.

Design do Creta ainda divide opiniões (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Manutenção, revisões e seguro

O Creta se mostra bastante robusto com fama de boa mecânica e valorização na revenda. O lreco somado das seis primeiras revisões (até 60.000km) do Creta 1.0 TGDI na rede Hyundai Motor Brasil é de R$ 4.551,55 e o valor médio do seguro para esse SUV é de R$ 3.826,00 para um perfil médio por volta de 40 anos que dirige em São Paulo ou no Distrito Federal. O preço do Hyundai Creta Platinum Safety custa R$ 158.890, elevado se comparado com os rivais mais com diferencial da garantia de cinco anos que nenhum competidor irá oferecer na categoria exceto o Caoa Chery Tiggo 5X. A versão avaliada custa R$ 165 mil acrescentando o teto solar elétrico ao SUV da Hyundai.

interior do Creta Platinum safety (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Creta Comfort 1.0T AT6 R$ 135.390
Creta Comfort Plus 1.0T AT6 R$ 135.890
Creta Limited 1.0T AT6 R$ 146.390
Creta Platinum 1.0T AT6 R$ 157.390
Creta Platinum Safety 1.0T AT6 R$ 158.890
Creta Platinum 1.0T AT6 (teto solar) R$ 165.590
Creta N Line 1.0T AT6 R$ 174.090
Creta Ultimate 2.0 AT6 R$ 179.890