Veja o teste com a nova scooter líder de mercado e agora com motor de 160cc. Por Marcos Camargo Jr.
Líder isolada no segmento de scooters, a Honda PCX chega à linha 2023 com sua terceira geração. Muda o design, o motor é suspensão, painel e há uma série de novidades na moto que é uma queridinha da marca e do mercado. Confira aqui no AUTOSHOW detalhes da ficha técnica, motor, dimensões, versões e preços da nova PCX 2023.
Novo estilo
Visualmente, a Honda PCX 2023 tem um design familiar aos clientes da marca uma vez que ela completa 10 anos de mercado e traz evoluções importantes. Toda a carenagem é nova e o chassi está 700g mais leve. Agora há novos faróis em LED, mais espaço para apoiar os pés e um desenho mais vincado nas laterais. Se nota um novo escapamento mais inclinado, pneus maiores e novo ângulo de suspensão traseira.
A roda dianteira tem 14 polegadas calçada com pneu 110/70 e a traseira 13 polegadas com pneu 130/70 que é menor para trazer maior agilidade. A capacidade do bagageiro cresceu de 28 litros para 30 litros, o que permite carregar um capacete ou uma mochila sem nenhum problema. Também há uma tomada USB para carregamento de smartphone. O painel de instrumentos é digital e tem letras e números grandes, o que facilita a visualização.
A Honda ainda equipa a PCX 2023 com lâmpadas de LED que trazem uma linha de corte mais preciso e mais foco, o conhecido sistema sistema star/stop “Idling Stop”, alarme de série e chave presencial. Também há controle eletrônico de tração de série, e freio ABS ou combinado CBS (nesta versão o freio traseiro é a tambor).
Maior agilidade com novo motor
A motorização mudou, uma vez que a Honda tirou de linha o motor de 149,3 cm³ e colocou o de 156,9 cm³. Com isso, a taxa de compressão foi de 10,6:1 oara 12,0:1. Esse motor também tem arrefecimento a líquido e comando simples no cabeçote mas agora tem quatro válvulas. O motor da nova Honda PCX 2023 entrega 16 cv a 8.500 rpm e tem torque de 1,5 kgfm a 6.500. A scooter também importou da “irmã” Forza 350 o sistema eSP+, que aumenta a eficiência e reduz atritos internos do motor. A transmissão é automática do tipo CVT.
A nova Honda PCX 160 CBS pesa 124 kg e as versões ABS e ABS DLX pesam 126 kg. A capacidade do tanque de combustível é de 8 litros e a motocicleta mede 1.935 mm de comprimento, 1.313 mm de entre-eixos, 1.108 mm de altura e 742 mm de largura. O banco está a 764 mm do solo e o vão-livre em relação ao chão é de 134 mm.
A nova Honda PCX 160 2023 ganhou dois novos amortecedores traseiros, que estão instalados na vertical e utilizam molas de três estágios com curso de 100 mm. Na frente manteve o garfo telescópico com 100 mm de curso.
Teste urbano e rodoviário
A Honda PCX ganhou mais fôlego com o motor de 160cc que arranca com mais agilidade no trânsito urbano. Com o novo motor a PCX 2023 estreia ainda um novo conjunto de suspensão com maior curso e novos amortecedores e molas mais confortáveis.
O pneu mais largo trouxe uma sensação de pilotagem de um scooter de maior porte. No guidão, há novos pontos de fixação que atuaram as vibrações embora os retrovisores ainda vibrem bastante nas acelerações.
Na estrada, um dos pontos fracos de um scooter dessa categoria onde não era possível superar os 90km/h, a nova PCX alcança 111km/h. Com melhor torque mesmo em altas rotações, há espaço para retomadas em velocidade mais alta, outro ponto positivo. Em um teste rápido feito à noite, se nota os novos faróis em LED com linha de corte mais definida o que traz mais segurança para o piloto.
Versões e Preços
A Honda vende a nova PCX 160 2023 por R$ 15.460 na versão CBS. Quem quiser comprar a configuração ABS terá que desembolsar R$ 17.000. Já a topo de linha DLX pode ser comprada por R$ 17.400. Os preços não consideram os custos de frete e seguro e tem como base o Distrito Federal.
Procura uma moto da Honda? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC