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Honda lança CB 500X e CB 500F com várias novidades: conheça

Naked e aventureira com motor de dois cilindros e 50,4CV têm propostas distintas e marcam evolução dos modelos. Por Marcos Camargo Jr

A Honda lançou hoje a nova linha CB com os modelos 500X (naked) e 500F (aventureira) que inovam entre as motocicletas de entrada. Apesar de manter a cilindrada (470cc) e a potência de 50,4CV as duas trazem propostas distintas e entrega de torque similar: CB 500F  tem 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,53 kgf.m a 6.500 rpm.

Agora o câmbio de seis marchas ganha auxílio da embreagem deslizante que torna a pilotagem mais suave. A suspensão também ganhou maior curso, há um novo painel de LCD do tipo blackout com indicador de marchas e também aviso de troca “shift light”. O freio ABS é duplo e tem novo conjunto com pistão duplo na dianteira e discos do tipo “wave” do tipo ondulados para melhor resposta. 

CB 500X 

Com perfil típico de motos crossover a linha X ganha rodas aro 19 na dianteira (17 na traseira) que elevam a posição da motocicleta. Apesar disso o banco é mais baixo o que possibilita a um piloto mais baixo usufruir de suas vantagens sem dificuldade para se equilibrar. 

A suspensão dianteira tem 150mm de curso no garfo telescópico e a traseira tem Prolink de 135mm, ganho de 17mm em relação a versão antiga. Os freios ABS trazem disco de 310mm na frente com pinça dupla na traseira disco do tipo margarida com 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. 

Na pilotagem ela ficou mais leve e a entrega de torque parece bem diferente além dos 4% de melhoria informados pela Honda. Mesmo com pneus on/off road ela não se mostrou “dura” no fora de estrada e manteve conforto e aceleração linear, típica desses novos motores que vibram menos e são mais silenciosos. 

CB 500F 

O estilo da naked esportiva parece mais acertado com carenagem nova e estilo “Street Fighter”. A suspensão tem curso de 120mm na frente com garfo telescópico e 119mm no Prolink monoamortecido na traseira. Apesar de mais baixa que a CB 500x o ajuste da F não ficou endurecido para o perfil da moto. 

Os freios são precisos e foram aprimorados. O ABS tem duplo disco na frente com 320mm e atrás 240mm. 

Os novos guidões cônicos deixaram as duas motos mais leves de pilotar e o painel é completo com estimativa de consumo, indicador de marcha e outras informações.

A CB500 X chega ao mercado por R$ 28.900 enquanto a CB 500F custa R$ 26,9 mil. Ambas tem três opções de cores, três anos de garantia e assistência 24h da Honda.