AutoShow

Honda City Touring 2024: guia de compra, consumo, motor e itens de série 

Hatch é bem equipado e tem potência de motor turbo mas custa caro. Por Marcos Camargo Jr

Honda City Touring (Marcos Camargo Jr)

Lançado no final de 2021, o Honda City hatchback surfa no caminho do sucesso deixado pelo Fit e pelo próprio City de versões anteriores. Mantendo as virtudes de espaço modular e sendo conservador com motor 1.5 aspirado de nova geração, o City tem uma clientela cativa. Hoje seus preços variam entre R$ 113 na versão LX e R$ 140 mil na versão Touring sedã, a mais cara. 

Versão Touring pode ser hatch ou sedã (Honda Divulgação)

Desde que chegou às lojas no fim de 2022, o Honda City não sofreu nenhuma mudança visual nem mesmo oferta de novos equipamentos.

É um hatch versátil, pois conta com bancos modulares Magic Seat que ampliam a capacidade de carga e, também, ajudam a levar diversos objetos, por exemplo, um carrinho de bebê pode ser levado tranquilamente sem aperto e dificuldades e sem utilizar o porta-malas. 

Interior da versão Touring é bem equipado (Honda Divulgação)

Motor econômico mas aspirado 

O Honda City vem equipado com motor de 1.5 litro DOHC i-VTEC com injeção direta e duplo comando de válvulas aspirado e flex, que entrega 126 cv a 6.200 rpm e 15,5 kgfm de torque com gasolina e 15,8 kgfm de torque com etanol sempre a 4.600 rpm para os dois combustíveis. A transmissão é automática do tipo CVT.

Versão hatch do City (Marcos Camargo Jr)

Ao longo do nosso teste de cerca de 540km com o carro o rendimento ficou em 14,5km/l com gasolina rodando na cidade. 

Painel à esquerda é digital com 7”. (Marcos Camargo Jr)

Por dentro, o hatch traz um painel de instrumentos com tela de TFT de 7 polegadas à esquerda, aliada a um velocímetro analógico, além de ter volante multifuncional e uma central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. No entanto tem como poréns a ausência de pontos de carga USB-C ou mesmo um ajuste de altura do cinto de segurança.

Banco traseiro do City é modular (Marcos Camargo Jr)

Embora tenha boa modularidade de bancos o City hatch tem porta malas de apenas 265 litros e seu espaço de 2,60m de entre eixos é bem aproveitado. Pessoas altas também não sofrem, uma vez que o modelo tem 1.498 mm de altura e tem uma cabine elevada para maior conforto m. A largura é 1,74m e o comprimento é de 4,34m de comprimento, um pouco mais amplo que modelos como Onix, Polo, HB20, Argo, Sandero, Peugeot 208 e o próprio Yaris, considerado seu rival direto.

Modelo hatch segue a herança do Fit (Marcos Camargo Jr)

Esta versão apesar de cara traz piloto automático adaptativo e itens de segurança do Honda Sensing com alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente para manter na faixa de rolagem e sistema de mitigação de evasão de pista. Os sensores de estacionamento são dianteiros e traseiros mas a câmera segue de baixa qualidade. 

Teste do Honda City 2024

Espaço adequado para um hatch (Marcos Camargo Jr)

O Honda City é um carro bastante bem dimensionado para as condições das ruas brasileiras. Roda com estabilidade e bastante silêncio embora abra mão de potência nesta motorização. Seu torque é baixo e as retomadas são lentas, algo a se acostumar. O motor, embora não seja turbinado, vai bem na saída  com o câmbio CVT mas deve força em altas rotações mas traz conforto para rodar e boa lista de itens de série.

Câmera de ré do City (Marcos Camargo Jr)

O Honda City Touring 2024 é o hatch mais equipado de sua classe e também o mais caro por R$ 138 mil. Comparando a versão hatch do Honda com outros modelos 1.0 turbo em suas versões topo de linha, o City é em torno de R$ 20 mil mais caro do que seus concorrentes. No entanto entrega construção, itens de série e conforto além da medida o que também é um item a ser considerado quando se comparam hatches em suas versões mais equipadas.

Preços e versões City 2024

New City Hatchback

LX – R$ 113.600,00

EX – R$ 120.100,00

EXL – R$ 129.100,00

Touring – R$ 138.000,00

New City Sedã 

LX – R$ 115.300,00

EX – R$ 121.700,00

EXL – R$ 131.200,00

Touring – R$ 140.500,00