Honda ADV 2025: teste, preços e mudanças no scooter

Novidade estreia nessa semana nos concessionários com novo visual e novo motor. Por Marcos Camargo Jr

A Honda tem três scooters em sua linha de produtos: Elite, PCX e ADV com propostas e preços bem distintos entre si. E a linha ADV propõe um scooter urbano mas com proposta mista para eventuais trechos de terra além de maior conectividade para atrair os novos motociclistas em busca de mobilidade urbana.

Nova geração ou facelift ?

A Honda disse ter feito alterações até mesmo no chassi do seu scooter que é o mesmo da PCX mas com pontos de reforços na estrutura e posicionamento diferente para o piloto. O design mais anguloso que sugere um scooter de tamanho mais avantajado é a marca do ADV.

O chassi é novo com plataforma mais larga e a suspensão dianteira tem nova calibração e curso de 130mm. A suspensão traseira tem amortecedor Showa com 110mm de curso (antes tinha 120mm) posicionado em novo ângulo mais vertical. 

O assento está 15mm mais baixo para melhorar o conforto e o acesso de pilotos com menor estatura. O porta objetos tem 29 litros, ganho de 2 litros sobre a versão anterior. A moto agora pesa 128kg, 1kg a mais que a versão 2024.

Há novidades estéticas como novo pára-brisa ajustável em dois níveis 75mm mais altura, o painel LCD foi redesenhado e mostra informações de maneira mais clara segundo a Honda (e conta com um “joystick” central), chave presencial com alarme, o banco tem novo formato e o espaço sob o assento tem 29 litros sendo maior que o anterior de 27 litros.

Novo motor 160 é a grande novidade 

Agora o motor OHC com quatro válvulas no cilindro de 156,9cm3 eSP+ tem 16cv e 1,46kgfm de torque a gasolina.

É um ganho considerável de em relação aos 13cv do anterior com 5,8% mais torque e 21% mais potência. Há sistema start stop e outras novidades como sistema de redução de atrito do motor. Segundo a Honda a velocidade máxima chega a 112,9km/h, aceleração de 0-100km/h em 12,1s e retomada 40-80km/h em 9,25s (dados do instituto Mauá). O tanque tem 8 litros e o consumo médio da Honda ADV é de 36,5km/l. A autonomia é de 292km com um tanque. 

Primeiro teste com a Honda ADV

O ADV é um Scooter diferenciado na proposta e neste ponto a fabricante soube entender que o tipo de consumidor desse produto é bem exigente. Se por um lado as versões até 2024 usavam o motor de 150 cilindradas agora a oferta do motor 160 sem dúvida traz mais fôlego para o Scooter. São 3cv a mais porém com novidades no motor de atrito reduzido o que se traduz em respostas mais claras ao virar o Manete acelerando o ADV. 

Saímos da cidade serrana de Campos do Jordão rumo às cidades do Sul de Minas em trajetos rodoviários mas de baixa velocidade foi possível notar que na situações de arrancada a Adv melhorou muito assim como a sua frenagem ficou mais precisa. Em um pequeno trecho de terra e até com um pouco de lama, o sistema H STC que distribui a tração também fez a diferença. Já os pequenos ajustes de suspensão tiveram o intuito de deixar a moto mais robusta a longo prazo já que as alterações dinâmicas são impercetiveis. 

No nosso trajeto o primeiro trecho teve consumo de 46km/l mas ao retornar, ja em trecho de subida, caiu para 41km/l já mantendo velocidades mais altas entre 70 e 80km/h. Em um novo teste urbano teremos mais clareza quanto às mudanças do ADV e seu novo motor. 

Preço da Honda ADV 2025

O preço, porém, subiu bastante. O valor sugerido é de R$ 24.532 + frete e seguro o que pode encarecer, na prática, entre R$ 3 e R$ 4 mil para o consumidor final na concessionária, prática comum da rede Honda Motos em todos os modelos.


Cores e opções 

A Honda ADV 2025 perde as opções das faixas laterais e agora está disponível só na versão vermelha e azul perolizado. A ADV tem três anos de garantia com mão de obra gratuita nas duas primeiras revisões e óleo grátis a partir da terceira revisão até a sexta parada da ADV na concessionária. Entre peças e mão de obra o cliente irá gastar R$ 2.710 nas seis primeiras revisões segundo estimativa de Honda. A Honds estima que o custo entre combustível e revisões até os 30 mil km será de R$ 7.730 ou R$ 0,25 por quilômetro rodado.