Mecânica segue sem alterações: 2.8 litros turbodiesel de 204 cv. Por Marcos Camargo Jr.
Após o lançamento da nova geração da Ranger, as utilitárias concorrentes passaram a se movimentar bastante. A Toyota que é líder de vendas, viu a Ranger acelerar sobre a S10 e se tornar vice líder de vendas. E após o lançamento da linha 2024 a Toyota traz uma nova versão SRX Plus, com preço intermediário na linha e os mesmos avanços de suspensão da Gr-Sport. Veja o que mudou:
A SRX Plus é uma nova versão que traz boa parte dos aprimoramentos de suspensão da GR Sport em uma roupagem mais “civil”. O visual é idêntico ao da SRX com algumas melhorias principalmente dinâmicas.
Entre as mudanças estão bitola 140mm mais larga na dianteira e 150mm na traseira, novas molas e novos amortecedores bitubo novo ângulo de montagem, altura maior do solo (2cm) e uma nova barra estabilizadora traseira. Este último item é inédito na SRX Plus e não está na GR Sport.
Externamente a SRX Plus tem para-lamas mais largos, santantonio integrado e entradas de ar laterais nos pára-choques. A ideia é reduzir o turbilhonamento de ar que se notava especialmente em alta velocidade.
A mecânica segue sem alterações: 2.8 litros turbodiesel de 204 cv com 42,8 kgfm de torque e tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas. Entre os itens de série na picape ainda traz bloqueio do diferencial traseiro, controle eletrônico de tração, luz de frenagem emergencial automática, assistência de subida e descida, ISOFIX, ar-condicionado de duas zonas automático, controle de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, entre outros. Entre os itens de comodidade estão multimídia com Apple CarPlay e Android Auto de 9 polegadas.
A SRX Plus incorporou novidades bem-vindas à linha de pick-up. A intenção da Toyota é conter o avanço da Ranger que vem subindo rápido nas vendas e já ocupa a vice-liderança nas vendas. A nova versão tem dirigibilidade mais confortável e a maior largura das bitolas se reflete em um comportamento mais estável.
Como 4×4 a Hilux segue bem precisa no comportamento, na força do motor 2.8 e no curso de suspensão bem mais favorável do que as demais versões. E tudo isso sem o visual esportivo que é a característico da GR Sport e que não é uma unanimidade. Em uma roupagem mais tradicional, a Hilux SRX Plus tem bom posicionamento e preço nivelado às versões topo de linha das concorrentes.
Toyota Hilux SW4
No mesmo evento de lançamento a Toyota lançou a SW4 SRX Platinum 2024. Sem mudanças mecânicas e de conteúdo, ela ganha nova grade com detalhes em preto brilhante, estribos laterais e novo emblema traseiro.
SRX Platinum (5 lugares) – R$ 379.990
SRX Platinum (7 lugares) – R$ 386.290
Diamond (7 lugares) – R$ 433.490
GR-Sport (7 lugares) – R$ 447.590 –
Veja abaixo os preços e versões da linha Hilux 2024
Toyota Hilux GR-Sport – R$ 372.890
Toyota Hilux SRX Plus – R$ 334.890
Toyota Hilux SRX – R$ 324.490
Toyota Hilux SRV – R$ 289.990
Toyota Hilux SR – R$ 272.190
Toyota Hilux STD Power Pack MT – R$ 242.590
Toyota Hilux Cabine Simples MT – R$ 226.790
Toyota Hilux Chassi Cabine MT – R$ 219.090