GWM e governo de SP fecham parceria para veículos a hidrogênio

O governo de São Paulo e a Great Wall Motor Brasil – GWM anunciaram uma parceria para a introdução de carros movidos a hidrogênio no estado paulista e, também, no Brasil

Projeto deve criar uma produção de hidrogênio a partir do etanol. Por Felipe Salomão

Governador de SP e empresários da GWM andando pela fábrica no interior paulista – Foto: GWM/DIVULGAÇÃO

O governo de São Paulo e a Great Wall Motor Brasil – GWM anunciaram uma parceria para a introdução de carros movidos a hidrogênio no estado paulista e, também, no Brasil. A parceria prevê uma criação de produção de hidrogênio a partir do etanol.

Projeto para veículos a hidrogênio terá duração de um ano e terá o apoio do InvestSP – Foto: GWM/DIVULGAÇÃO

A união entre montadora e governo foi firmada na fábrica da GWM em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que assinou termo de engajamento entre o estado e a montadora chinesa.

A parceria também promoverá estudos de viabilidade de uma rota logística com a utilização de veículos movidos a hidrogênio, pesquisas para a identificação de potenciais parceiros para produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis e, por fim, o engajamento de universidades paulistas no processo de pesquisa e desenvolvimento para novas rotas tecnológicas de descarbonização da mobilidade no estado de São Paulo.

Governador Tarcísio de Freitas assinou termo de engajamento entre o estado e a montadora chinesa – Foto: GWM/DIVULGAÇÃO

O projeto para veículos a hidrogênio terá duração de um ano e terá o apoio do InvestSP, que é uma agência de promoção de investimentos do governo de São Paulo. A GWM ainda prevê que todo o hidrogênio que será utilizado no abastecimento dos veículos deverá ser produzido no Brasil utilizando preferencialmente fontes limpas como etanol e renováveis.

Além disso, o desenvolvimento de uma rota paulista de veículos a hidrogênio faz parte dos projetos globais da GWM, que pretende atingir a neutralidade de carbono em todo o mundo até 2045. Vale lembrar que a montadora chinesa investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões no Brasil.

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