Fábrica de Iracemápolis começa operar em 1 de maio de 2024. Por Felipe Salomão
Depois de ter estabelecido uma parceria para a produção de veículos a hidrogênio com o governo de São Paulo, a Great Wall Motors – GWM recebeu o vice-presidente da república Geraldo Alckmin para confirmar a fabricação da pick-up híbrida Poer e, também, de um novo SUV híbrido. Ambos serão produzidos na linha de montagem em Iracemápolis, no interior paulista, a partir de 1 de maio de 2024.
O pronunciamento contou com a presença do CEO Américas da GWM, James Yang, que confirmou junto com o vice-presidente que a linha de montagem será dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos, o que a torna a maior produção de eletrificados da marca fora da China.
Chamada de Autotech, a fábrica em Iracemápolis terá capacidade de produzir até 100 mil veículos por ano. Segundo a fabricante chinesa, a linha de montagem deve gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos. Vale lembrar que a GWM irá investir R$ 10 bilhões na operação brasileira com um prazo de duração de 10 anos.
Apesar de ter mostrado a pick-up Poer na fábrica, a GWM não divulgou detalhes do modelo. Inclusive, a dianteira e a traseira estavam cobertos com um pano preto para não revelar os detalhes da grade, faróis e tampa da caçamba. Também não há imagens do interior do veículo. Por aqui, a marca já vende o híbrido Haval H6, que foi lançado recentemente. Também não há detalhes em relação ao novo crossover híbrido da montadora chinesa.
Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC